Comportamentos

Quando alguém não quer uma relação, deve ser respeitado/a

 
O sentimento de posse é algo muito evidenciado no ser humano, mas que precisa de ser transformado, uma vez que, uma qualquer pessoa tem o direito de não querer se relacionar com outra, seja que tipo de relação for.

Este é o princípio do respeito que nos deve orientar na vida pessoal e social e que evita muitos dissabores e divergências entre as pessoas. Uma mulher que se quer separar do marido, um familiar que não se quer dar com outro , as incompatibilidades nas amizades, as dificuldades em determinadas relações profissionais devem ser respeitadas de ambas as partes e, ou se resolve o conflito, ou cada pessoa deve seguir o seu caminho.
 
Ninguém pode nem deve obrigar o outro a querer dar-se consigo, já que, para além do egoísmo inerente nesse tipo de atitude, há a falta de respeito de uma das partes; aquela que não aceita a rejeição.
 
Se cumprirmos este requisito, certamente que melhoramos e muito as nossas relações, evitamos ser contagiados por pessoas tóxicas e ainda mais, ganhamos mais tempo e disponibilidade para convivermos com pessoas mais do nosso agrado.
 
Ninguém é obrigado a gostar de ninguém nem a ter de partilhar o que quer que seja quando isso não é da sua vontade. A liberdade humana passa exatamente por esse ponto e deve ser ensinada desde muito cedo ás crianças, já que, só dessa forma, evitamos conflitos indesejáveis. Uma relação requer o consentimento de ambas as partes, tal como uma situação de rutura deve ser entendida, mesmo que não se queira aceitar que alguém não gosta de nós ou não tem interesse na nossa convivência. Isto torna-se humanos e superiores a muitas desavenças desnecessárias, pelo que é urgente mudar a nossa forma de pensar e abrir as mentalidades para ver o outro com o respeito que merece.
 
Na intimidade, qualquer pessoa é dona do seu corpo e da sua vontade, pelo que ninguém a pode levar a fazer aquilo que não pretende e não deseja. Este é o grau mais elevado de respeito que podemos dar ao outro. Ensinar uma criança a respeitar-se e a exigir esse mesmo respeito por parte dos outros é fornecer-lhe as bases para que se oriente no mundo com mais confiança e proteção. Esta é também uma forma de a proteger das muitas agressões a que todos estamos sujeitos nas sociedades atuais.
 
Os pais devem começar pelo seu próprio exemplo de mostrar aos filhos que se dão ao respeito e que exigem essa devolução, para que os filhos igualmente sigam esses exemplo. Por isso, já sabe, aceite que aquele colega não quer mais do que esse tipo de relação, respeite que o seu filho tem um amigo de que você não gosta, respeite que a sua mulher gosta de outra pessoa e quer a separação, aceite que você também não tem capacidade de gostar de toda a gente e que por isso, não se pode relacionar da mesma forma com todas as pessoas. Assuma que seleciona as pessoas por interesses em comum e que, quando não há um benefício de parte a parte a relação se torna insustentável, o que nos torna mais seletivos e nos obriga a ser muito mais honestos e verdadeiros connosco próprios e com os outros.
 
Fátima Fernandes