Família

Quando “eles” querem experimentar as tarefas domésticas

 
Está cada vez mais na ordem do dia a Igualdade de Género e a importância de dar espaço aos homens nas lides domésticas.

 
Está provado que, realizar as lides da casa em família, não só é agradável para miúdos e graúdos, como para homens e mulheres. Ao mesmo tempo, dizem os casais que já o fazem que, é uma excelente forma de puxar pela imaginação, de descontrair após um dia de trabalho e de união familiar. Vamos experimentar?
 
A mulher não deve partir do pressuposto de que ela é “a dona” da casa e que é quem sabe fazer. Deve sim estar disponível para quando ele tem dúvidas. Nesse caso, não é uma professora que o ensina, mas é uma oportunidade de experimentarem algo novo juntos.
 
Como em qualquer iniciação, deve-se começar pelas tarefas mais divertidas e de grau de dificuldade reduzido, como aspirar, limpar o pó ou fazer a cama.
 
Uma sugestão pode passar para que, antes de iniciarem as tarefas, se sentem à mesa em família e façam um plano semanal do que é preciso fazer. Depois fazem a correta distribuição das mesmas pelos vários elementos. Na semana seguinte, trocam as tarefas e assim sucessivamente.
 
À medida em que os “trabalhadores” vão ficando mais aptos, aumenta-se o grau de dificuldade que é o mesmo que dizer que se vão acrescentando novas tarefas. Acreditem que esta é uma excelente forma de diversão, descompressão e de utilidade da energia e criatividade de cada membro da família numa tarefa. Como tudo precisa de uma organização, não deixe de fazer esse planeamento, pois é muito mais fácil cumprir com sucesso aquilo que é pedido.
 
Faça também a lista de compras e os menus das refeições em família, pois dessa forma aproveitam para se alimentarem melhor, com menos comida industrializada e mais agrado porque é confecionado tudo em casa.
 
Ao domingo, façam o plano para a semana que se vai iniciar.
 
Decidam quem faz as compras por ter mais tempo, quem faz a cama de manhã, quem coloca a roupa na máquina e a secar, sabendo que cada um já sabe que deposita a roupa suja no cesto.
 
Enquanto o jantar se faz, aproveita-se para por a mesa, para passar a vassoura pelo chão e, partindo do princípio de que todos estiveram fora de casa, cada um faz a sua tarefa de forma ordeira.
 
É natural que, nos primeiros ensaios, não corra tudo dentro da perfeição, mas também não é o que se pretende nesta fase. Importa sim que se definam posições e tarefas para iniciar um novo estilo de vida dentro de casa.
 
Podem fazer um balanço de como correu a primeira semana quando preparam a segunda. Nesse momento, todos podem refletir sobre o que podem melhorar e aquilo para que precisam de mais ajuda. Acredite que para além do prazer de estar em família, estas tarefas unem as pessoas em torno do seu espaço de conforto que é a casa, ao mesmo tempo que delimita o respeito pelo espaço, ritmo e forma de realizar de cada um.
 
Mesmo com um casamento de vários anos, é possível incluir este novo método de organização da casa, basta que se queira fazer algo novo e, como estamos sempre a aprender, devemos partir dessa base também para aquilo que nos faz bem.
 
É importante que não desistam às primeiras dificuldades e que todos estejam disponíveis para esta nova etapa, o resto, consegue-se com empenho e carinho. Boa sorte!
 
Fátima Fernandes