Comportamentos

Quando pensamos positivamente atraímos situações mais gratificantes

 
O ser humano tem uma natural tendência para fazer “uma tempestade num copo de água”, faz parte da nossa forma de pensar essa negatividade para nos prepararmos para os perigos e encontrarmos formas de nos defendermos.

Não podemos deixar de ter essa negatividade dentro das nossas cabeças porque esse é um mecanismo de defesa, mas podemos e devemos aprender a pensar de outra forma, nomeadamente a sentir e a desfrutar de uma boa sensação de alívio quando percebemos que, afinal não era assim tão difícil como estávamos a pensar.
 
Se o leitor reparar, na maioria das vezes em que se prepara para uma situação delicada, exagera nos pensamentos até lá chegar, depois, quando se depara com a realidade, esta não era assim tão grande nem tão exigente.
 
É com essa garantia que devemos pensar na vida e nas situações, ter consciência de que exageramos, mas que no fundo, não precisamos de estar tão defensivos para enfrentar a perda de algo ou de alguém, uma mudança de emprego, o fim de um relacionamento, pois tal como nos preparamos para nos proteger, também o nosso cérebro se adapta facilmente a novas situações.
 
O cérebro gosta de novos desafios, de novidades e novos interesses. Quando lhe damos algo novo, é muito fácil esquecer o que aconteceu, ou pelo menos aliviar a carga que o antecedia.
 
Não é por acaso que se diz que, quando passamos pelas situações é que as sabemos avaliar. Claro que se pensarmos negativamente, vamos sempre manter a nossa postura negativa e exagerada. Se pelo contrário, pensarmos que na realidade foi mais fácil do que pensávamos, conseguimos construir um pensamento positivo.
 
Com esta forma mais “leve” de pensar, é natural que a vida nos comece a correr melhor, sobretudo porque atraímos pessoas mais parecidas com o nosso estilo de vida, participamos em momentos mais adequados à nossa forma de estar e de pensar. Uma pessoa que encare a vida com esta positividade e que acredite vivamente que é possível surpreender-se, que esteja preparada para desfrutar do alívio de uma situação e da felicidade daí resultante, está a treinar o seu cérebro para uma perspetiva de vida mais agradável, realista e benéfica, logo não se vai envolver com pessoas que ilustrem o oposto.
 
É por isso que devemos escolher cuidadosamente as pessoas com quem privamos, já que é muito importante estar por prazer, estar bem e afastar a negatividade. É positivo reforçarmo-nos com pessoas com interesses e valores comuns. Imagine o leitor na alegria que é estar numa festa com pessoas que estão ali pelos mesmos motivos…
 
Agora imagine o contrário, o leitor estar num local e só ouve lamentações e pensamentos destrutivos que se soltam, na maioria das vezes sem pensar ou medir as consequências…
 
Não é por acaso que o bem-estar reside precisamente nas escolhas certeiras que fazemos, tal como é óbvio que gostamos de pertencer a um grupo onde nos sintamos bem, compreendidos e onde se fala a mesma linguagem.
 
É bom termos em conta que as escolhas são pessoais e que não vale a pena andar a lamentar que a pessoa X ou Y é tóxica quando nós nos abeiramos dela. Mais vale distanciarmo-nos de pessoas que nos provocam mau-estar, respeitar que façam também as suas escolhas e que se sintam bem no meio da negatividade. Por outro lado, nós procuramos pessoas positivas e alegres. É fácil agruparmo-nos por afinidades e reduzir o esforço em ter de conviver com pessoas que não nos agradam, basta simplesmente não as incluir no nosso grupo privado!
 
Aos poucos, vamos percebendo que estamos a construir um modelo de vida positivo e que até o que era negativo foi transformado. Se não nos aborrecermos tanto com as diferenças de um colega, até conseguimos encontrar harmonia no local de trabalho. Se não dissermos tudo o que nos passa pela cabeça e da pior forma, teremos mais pessoas em nosso redor, se conseguirmos ouvir o outro, teremos mais gente que nos ouça e daí por diante.
 
Não podemos é desistir de ter esta perspetiva de que podemos sempre melhorar-nos. Para terminar, a receita para se sentir melhor envolve esforço, determinação e tempo, por isso, não queira fazer tudo ao mesmo tempo, muito menos acreditar que isso não implica um esforço diário da sua parte. Dedique um tempo diário a si mesmo e a organizar o pensamento e verá que a vida ganha um novo sentido, mais sorte e facilidades porque se sente bem, porque aproveita os momentos de bem-estar, porque está rodeado de melhores pessoas.
 
Fátima Fernandes