Comportamentos

Quando um relacionamento se baseia na chantagem

 
A chantagem emocional é um recurso utilizado pelas pessoas mais instáveis e inseguras que, querendo parecer mais fortes, acabam por manipular o outro de forma a conseguirem tudo o que pretendem.

 
Por norma fazem-se munir de formas muito discretas para alcançarem os seus objetivos. É dessa forma subtil que levam o outro a fazer tudo o que pretendem, pois se mostrassem as suas verdadeiras intenções, seriam mais facilmente desmascarados.
 
A chantagem emocional é utilizada tanto por homens como por mulheres e baseia-se numa forma de manipulação do outro a ponto de lhe “roubar” a auto-estima, os seus interesses pessoais, os seus planos e objetivos. O outro fica adstrito a essa pressão acreditando ser amado, mas acaba por ficar completamente dependente das decisões e orientações do manipulador.
 
Numa relação baseada na chantagem não há amor, há posse de um lado e submissão do outro, o que dificulta muito a mudança, já que a pessoa que é usada pelo manipulador perde o seu próprio sentido de vida para se acomodar ao outro.
 
Esteja atento aos tipos mais comuns de chantagem e aprenda a proteger-se com estas linhas de orientação que lhe apresentamos.
 
1. Chantagem emocional por pressão ou ameaça
 
Este tipo de manipulação consiste em exercer pressão sobre outra pessoa, de tal maneira que a liberdade lhe é limitada. Se ela não fizer o que lhe é solicitado, há um castigo ou uma discussão. O sentimento apresentado pela vítima diante dessa manipulação é o medo.
 
A melhor forma de reagir contra esse medo é lutar contra, sobretudo mostrando ao manipulador que não vai ceder a esse tipo de cobrança ou sentimentos. O manipulador é uma pessoa insegura disfarçada de forte, pelo que, se o enfrentarmos, acaba por perder essa autoridade e ser ele a ter medo.
 
2. Chantagem emocional que cria culpa
 
O manipulador faz com que a vítima se sinta culpada por tudo o que acontece no seio da relação. Se discutem, é por culpa é por causa dela, se não cumprem algo, é por culpa da vítima, se chegam atrasados, a culpa é sempre do outro. Ao mesmo tempo, a vítima ouve com regularidade pressões como “tens de provar que gostas de mim fazendo isto ou aquilo”, o que reduz a auto-estima e limita cada vez mais a acção de quem se quer libertar dessa chantagem.
 
É também comum que o chantagista ameace de alguma forma que se vai suicidar ou fazer outro disparate para fazer a vítima se sentir mesmo muito mal, pelo que a melhor forma de reagir é enfrentar o problema de frente. Pedir ajuda técnica para ambos, mostrar que não tem medo também é uma solução e ir tentando colocar um fim nessa relação doente.
 
3. Confundir, distorcer
 
É comum que o chantagista baralhe o outro para que perca a razão e o fio condutor de uma conversa ou situação. Desta forma, chega a um ponto em que ninguém sabe qual é a verdade, o que reduz a importância da vítima numa discussão ou conversa. É comum dizer “isso não é nada assim, estás a interpretar tudo mal” e daí por diante.
 
A melhor solução para lidar com esta forma de chantagem é dizer ao manipulador que cada pessoa tem a sua forma de pensar, que respeita a sua, mas que não vai mudar de opinião.
 
4. Promessas positivas e presentes
 
Outro tipo de chantagem mais escondida, que nem parece uma forma de chantagem, é a promessa de algo muito positivo caso a vítima faça o que o manipulador pretende. É tipo uma recompensa pelos trabalhos prestados que ilude a vítima de que é muito importante e que tem valor, ao mesmo tempo em que ganha um presente que desejava muito. Esta forma de chantagem também é muito recorrente e talvez seja a mais perigosa porque silencia a vítima e fá-la fazer tudo o que o agressor pretende.
 
Outra forma parecida de chantagear é recordar alguém dos presentes dados e das quantias que deve ou de algum erro que cometeu.
 
A melhor forma de resistir a este tipo de chantagem é precisamente não se deixar influenciar por essas promessas. Desvalorizar os presentes e quando estes lhe forem cobrados, dizer que já os agradeceu no momento certo e que não precisa de mais presentes porque possui os suficientes.
 
A melhor forma de nos protegermos de todo o qualquer tipo de chantagem é precisamente reagir contra o que nos é pedido ou mandado. É mostrar indiferença e não ceder de forma alguma.
 
Tenha em conta que, a chantagem reside tanto nos relacionamentos afetivos, como nas amizades ou no emprego, por isso, antes de manter uma relação deste tipo, pondere muito bem até que ponto vale a pena viver assim com outra pessoa ou manter um emprego onde é exposto a este tipo de agressão. Nas amizades nem se fala, isto não é amizade, nem motivo para manter a proximidade com alguém.
 
Fátima Fernandes