O projeto “Surf nas Escolas – Surf para todos”, desenvolvido pela Associação Dinamika - Escola de Surf - Vilamoura Surf Project, tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé e visa proporcionar a todas as crianças do 4°ano de escolaridade, que estudem na cidade de Quarteira, uma experiência de surf totalmente gratuita.
As primeiras aulas arrancaram a 29 de abril e é previsível alcançar aproximadamente 600 crianças, ainda este ano, regista a autarquia de Loulé em nota divulgada.
Apesar de ser um desporto que está na “moda”, a inclusão do surf no dia-a-dia da população, mesmo para os que residem perto da zona costeira, é algo que não acontece de forma natural, seja por limitação ao acesso de material, seja pelo facto do mar ser um ambiente desconhecido. E é essa ideia que se pretende desmistificar: “Através deste projeto pretendemos dinamizar esta modalidade como uma prática segura, amiga do meio ambiente, que potencia a adaptação ao meio aquático, contribuindo para a diminuição dos cenários de afogamento e agarrando todos os benefícios físicos, psicológicos e sociais que esta atividade naturalmente acaba por promover”, explicam os reesposáveis da Dinamika.
Já para a autarquia de Loulé: “Faz todo o sentido, num território com uma fantástica costa, a promoção junto das nossas crianças de atividades ligadas ao surf. Acreditamos que esta iniciativa será um sucesso e contribuirá para reforçar o compromisso deste Município com o desporto informal”, garante Vítor Aleixo.
A Associação Dinamika, sediada em Vilamoura, nas instalações do CIMAV, foi uma das entidades que recentemente celebrou um contrato-programa de apoio ao desenvolvimento desportivo do Município de Loulé, tendo como objetivo promover o desporto e fomentar um estilo de vida ativo junto da população.