Sociedade

Quarteira assinala este fim de semana tradicional festa em honra da Nossa Senhora da Conceição

 
Este sábado, 7 de dezembro, arrancam as comemorações da tradicional festa em honra da Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, e no concelho de Loulé, é em Quarteira que decorrem os principais festejos.

 
Assim pelas 21h00, tem lugar com a procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora em direção à Igreja S. Pedro do Mar.
 
Já no dia 8, a manhã arranca com uma alvorada, pelas 9h00. Às 14h00, terá lugar uma Eucaristia na Igreja de S. Pedro do Mar, seguindo-se, a partir das 15h00, a procissão solene com a imagem de Nossa Senhora, em direção ao Porto de Abrigo.
 
O ponto alto desta festa é a viagem de barco da Padroeira, «acompanhada pela crença de muitos fiéis que aqui se deslocam, especialmente pelos pescadores que com as suas embarcações engalanadas demonstram toda a devoção e afeto pela sua Protetora», explica nota do Município louletano. 
 
À bênção do mar e das embarcações segue-se o regresso à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A imagem pequena do Porto de Abrigo regressa à sua capelinha.
 
Entre as 18h00 e as 23h00, haverá um espaço de gastronomia em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, bem como um momento musical com Rita Melo e Bruno Neves, venda de ramos e leilão de ofertas.
 
A Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição em Quarteira «é uma tradição com raízes culturais antigas, já que a imagem foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos, e que está profundamente integrada na comunidade piscatória e em todos os quarteirenses, atraindo muitos visitantes nacionais e estrangeiros que marcam presença neste feriado nacional na cidade», refere a autarquia.