Sociedade

Quarteira lança programa para sinalizar "reais necessidades" da população idosa

A iniciativa pretende identificar necessidades dos idosos e construir uma rede de voluntariado na cidade.

PUB
 
Quarteira Presente – Programa Idoso Isolado, um projeto do Gabinete Sociocultural da Junta de Freguesia de Quarteira, tem como objetivo sinalizar a população com mais de 65 anos de idade, isolada geográfica e socialmente, da Freguesia de Quarteira, identificando-a e registando as suas maiores necessidades para, de uma forma integrada, responder aos desafios do envelhecimento, anunciou esta terça-feira a Junta de Freguesia em comunicado.
 
"Esta sinalização, vai permitir identificar necessidades mais abrangentes desta população, possibilitando assim uma resposta centrada nas suas reais necessidades, tentando minimizar precocemente algumas situações de risco", pode ler-se no mesmo comunicado.
 
O Programa consiste na aplicação de um inquérito, porta a porta, à população mais idosa, para que os serviços possam identificar as reais necessidades e fragilidades, sendo as situações de maior vulnerabilidade posteriormente encaminhadas para os parceiros do projeto.
 
Pretende-se responder de forma integrada e coordenada a cada situação, com o grande objetivo de melhorar a qualidade de vida de cada indivíduo, realça a Junta de Freguesia.
 
A autarquia deseja também criar uma rede de voluntários, que após identificadas as situações, consigam "de uma forma sistemática e responsável", apoiar algumas destas pessoas, com atividades simples, como por exemplo ir passear ao jardim, ao calçadão, acompanhar à farmácia ou somente, fazer companhia e conversar.
 
Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, explica que "é determinante um acompanhamento de proximidade para garantir uma qualidade de vida a estas pessoas que precisam cada vez mais de atenção". 
 
Em 2017, segundo dados do Ministério da Administração Interna, a freguesia de Quarteira tinha 4291 residentes com mais de 65 anos, representando 20% da população, justificando a importância desta intervenção.
 
O sucesso deste Programa, só será possível envolvendo toda a comunidade, para que se possam identificar situações de pessoas isoladas, tais como familiares ou vizinhos. Nesse sentido, o autarca apela para que a comunidade "se envolva para identificar e informar a junta de freguesia destas situações".