Ambiente

Quarteira reaproveita água das piscinas municipais para regar espaços públicos

Fotos - CM Loulé
Fotos - CM Loulé  
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, presidiu, esta terça-feira, à inauguração do sistema de reaproveitamento da água das Piscinas Municipais de Quarteira no âmbito da política de eficiência hídrica do Município de Loulé.

PUB

Em nota publicada enviada ao Algarve Primeiro, a autarquia de Loulé explica que diariamente as perdas de água naquele equipamento desportivo são de 50m3, mas a partir de agora, o sistema permitirá recuperar, em média, 35m3/dia, quantidade que será aproveitada para a rega do campo do Estádio Municipal, rega de jardins e lavagem das ruas da cidade de Quarteira.

Para implementar esta ação foram criados dois reservatórios junto às piscinas que fazem o transvase para o reservatório que já existia no campo de futebol. Essa água servirá para regar a relva e uma parte - 15m3 - ficará armazenada, com um sistema de bombas, para depois os carros de limpeza urbana fazerem o abastecimento para a lavagem das ruas.

“É uma pequena obra mas com um simbolismo importante. Aqui está um excelente exemplo de como com pequenas intervenções, que nem sequer custam muito dinheiro, podemos adaptarmo-nos à mudança do clima”, sublinhou o autarca de Loulé, Vítor Aleixo.

A nota refere que, esta solução, um investimento de perto de 70 mil euros, foi apresentada pela Câmara Municipal de Loulé no âmbito da Rede CApt2 – Circularidade da Água, da qual faz parte. Neste momento já está a ser posta em prática na cidade de Guimarães.

Poupança e reutilização são prioridades para o Governo em termos de eficiência hídrica, relembrou a ministra do Ambiente e Energia. “Não faz sentido financiar um projeto como a dessalinizadora se depois perdemos ou não reutilizamos água em quantidades iguais que a dessalinizadora vai produzir. Projetos como este que os municípios estão a fazer na redução de perdas são imprescindíveis para que os outros avancem. Este é um projeto emblemático daquilo que é preciso fazer em todo o Algarve”, salientou Maria da Graça Carvalho.

No mesmo dia, a responsável pela pasta do Ambiente teve também a oportunidade de visitar a ETAR de Vilamoura, onde está a ser implementado um projeto de reutilização de água tratada para fins não potáveis, como a rega de campos de golfe e espaços verdes, também regista a publicação.