Saúde

Quarteira recebe sessão informativa sobre acesso eficaz às urgências

 
A sessão, enquadrada na iniciativa ''Saúde em Dia'', que tem lugar a 23 de fevereiro, pelas 15h00, no auditório da Junta de Freguesia de Quarteira, dirige-se ao público em geral e tem entrada gratuita.

"Serviços de urgência, quando e como utilizar, para não sobrecarregar" é o mote da próxima sessão informativa do Projeto Saúde Mental 360º Algarve, promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e apoiado pela Fundação Belmiro de Azevedo e pelos municípios de Faro e de Olhão.
 
A sobrecarga dos serviços de urgência continua a ser um desafio e, apesar das medidas de contingência, ainda se assiste a longas horas de espera dos utentes, impactando a capacidade de resposta das unidades de saúde e colocando em causa o atendimento de situações verdadeiramente urgentes, explica nota divulgada pela plataforma.
 
Rita Sequeira, enfermeira especialista do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), irá conduzir esta sessão, que tem como objetivo alertar para a importância de se reduzir a utilização inapropriada ou evitável dos serviços de urgência dos hospitais, apresentando alternativas seguras e com qualidade.
 
"É essencial continuar a sensibilizar os nossos utentes e a população em geral para a forma como devemos utilizar serviços de urgência. Só apostando na literacia em saúde e na capacitação dos cidadãos para navegarem no sistema, conseguiremos ter uma utilização eficaz dos serviços e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade do sistema de saúde", afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Saúde Mental 360º Algarve.
 
As sessões informativas ''Saúde em Dia'' pretendem esclarecer a população sobre temas relacionados com a área da saúde e prevenção e gestão da doença, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmistifica alguns conceitos. Para isso, contam com o apoio de profissionais de saúde e de associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade idosa do Algarve.