Nas noites de 12, 23 e 28 de junho, Quarteira recebe mais uma edição dos Santos Populares, com o desfile de oito marchas em representação das principais artérias da cidade, a partir das 21h00, na Avenida Marginal.
A Rua da Cabine traz este ano o tema “Viva Quarteira”, com uma coreografia que pretende enaltecer esta antiga vila piscatória que é hoje um dos principais centros turísticos do Algarve: “a Quarteira dos quarteirenses é rainha da varina e do pescador”.
Este ano, a Mulher está em destaque na apresentação da Marcha Poeta Pardal. “É a Mulher Portuguesa” é o mote lançado pelo grupo que irá recordar a tradição secular dos lencinhos bordados à mão pelas jovens mulheres que ofereciam aos seus namorados quando estes partiam para o Ultramar, como prova do seu amor.
A Marcha da Rua do Outeiro, uma das pioneiras nos Santos Populares de Quarteira, no ano de 2015 escolheu prestar homenagem à sua cidade com o tema “Quarteira é Rainha”.
As Florinhas de Quarteira representam um grupo fundado a título paroquial que nasceu há 29 anos, pela mão da Irmã Rosa Santos, com a particularidade de integrar apenas meninas e jovens raparigas. “Florinhas Moiras de Encantar” é o tema que os 51 elementos do grupo irão apresentar.
“Raiz do passo” é o tema escolhido pela Rua Gago Coutinho e que representa os primeiros passos nas danças para a riqueza cultural de qualquer país. Dança que é, de resto, um dos elementos fundamentais daquele que é o maior evento desta cidade. Vão marchar por este grupo 50 elementos, com idades compreendidas entre os 6 e os 54 anos.
No ano em que completa as Bodas de Prata, a Marcha Vasco da Gama apresenta o tema “O Algarve e as suas riquezas”. Este desfile vai retratar, através das roupas e acessórios dos marchantes, “esta maravilha de mar banhado em sol e areia dourada”, sem esquecer a serra algarvia, as chaminés e amendoeiras em flor que são verdadeiros postais turísticos da região.
A Marcha de Vilamoura tem sido marcada pela extravagância dos temas e, no ano de 2015, não irá fugir à regra. Com ”Quando o telefone toca…” Vilamoura decide trazer a frescura e muita alegria ao regressar às décadas de 60, 70 e 80, apresentando os grandes êxitos nacionais que marcaram essas gerações e que muitos apelam para que voltassem. O grupo irá homenagear José Matos Maia, que foi não só um dos principais locutores dos discos pedidos, como também deu um importante contributo para Quarteira a nível teatral.
As crianças também participam neste desfile e nesta edição a Marcha Infantil da Fundação António Aleixo leva o tema “Os 20 anos da Fundação António Aleixo”. A Marcha Infantil da Fundação António Aleixo é um projeto que, desde 2003, desfila em Quarteira com toda a sua jovialidade.
Nos três dias de festejos centenas de quarteirenses vão marchar para uma plateia de milhares de pessoas que, ano após ano, transforma este evento num dos maiores do género a sul do País.
Este desfile é uma organização da APROMAR, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.
A entrada é gratuita.