O Município de Loulé inaugurou esta quinta-feira, a 2ª fase do Passeio das Dunas que liga Quarteira a Vilamoura e a requalificação da Alameda da Praia da Marina. Durante a manhã, o secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, acompanhou as cerimónias, numa visita aos novos espaços.
No dia em que Quarteira assinalou o 22º aniversário de elevação a cidade – a mesma data em que, este ano, Loulé celebrou o seu feriado municipal - a autarquia inaugurou a requalificação da Alameda da Praia da Marina, uma obra inserida na estratégia global de requalificação da baixa de Vilamoura.
Segundo explica o município em nota emitida, a intervenção realizada na Alameda permitiu melhorar as condições de mobilidade pedonal e ciclável, num investimento de mais de 920 mil euros. Além do novo mobiliário urbano, "foram criadas zonas verdes, com áreas de estadia e recreio, com espécies que respeitam a paisagem mediterrânica e que ajudam a criar um clima ameno e aprazível", acrescenta a edilidade.
A poucos metros de distância, numa zona durante anos considerada um dos pontos mais problemáticos da imagem negativa do turismo algarvio, está o novo Passeio das Dunas: «Aqui existiu um bairro, verdadeira chaga social, onde viveram durante muitos anos pessoas em situação de pobreza extrema. Este bairro funcionava como uma zona tampão entre Vilamoura – a parte rica – e Quarteira. Era uma zona de separação que nos incomodava a consciência e nos envergonhava a todos», sublinhou o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo.
A 2ª fase, com um valor de 2,8 milhões de euros, permitiu o prolongamento até à Marina de Vilamoura, prosseguindo a mesma filosofia de renaturalização do espaço. Tal como aconteceu na primeira parte do Passeio, na nova fase foi promovida a requalificação ambiental através da recuperação da estrutura dunar, e utilizadas energias alternativas para o sistema de iluminação.
De referir que o investimento global do Passeio das Dunas estará concluído com a concretização da 3ª fase, que irá incluir a construção do futuro Mercado de Quarteira, cujo projeto está concluído, e a reabilitação do Largo das Cortes Reais, adianta a autarquia.
Para o secretário de Estado Jorge Botelho, o trabalho realizado pelo Município de Loulé é demonstrativo da «ambição em investir e querer fazer crescer o concelho, dar-lhe mais qualidade de vida e pôr, ainda mais, esta zona no mapa.» Relativamente ao Passeio das Dunas, disse ser uma «obra de regime» que conseguiu «resolver um problema social nesta frente de mar e criar uma nova centralidade com uma enorme qualidade para a área turística».
Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, realçou por seu lado, a «importância da reabilitação urbana do espaço público na vida de todos, tendo sempre como objetivo a devolução destes espaços às pessoas; aspetos como a mobilidade e o ambiente têm de estar sempre presentes e com toda a certeza que não podemos esquecer da sua beleza harmonia».
No que toca a matéria da reabilitação, este responsável referiu algumas das intervenções que têm sido realizadas na cidade, como o ordenamento do estacionamento na Avenida de Ceuta, a criação da Avenida Papa Francisco e o prolongamento da Avenida Francisco Sá Carneiro à Fonte Santa.