Sociedade

Quarteirenses prestam homenagem a Padroeira de Portugal

Nos dias 7 e 8 de dezembro, Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, volta a ser homenageada na cidade de Quarteira.

PUB
 
De acordo com nota da autarquia de Loulé, enviada à comunicação social, o arranque das celebrações acontece na sexta-feira, dia 7, pelas 21h00, com a procissão de velas com a Imagem da Padroeira em direção à Igreja de S. Pedo do Mar.
 
Na manhã do dia 8, a cidade vai acordar às 9h00 com uma alvorada. Pelas 14h00, é celebrada uma Eucaristia na Igreja de S. Pedro do Mar.
 
A partir das 15h00, tem início o ponto alto das festividades, com a procissão solene com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição em direção ao mar (Porto de Abrigo) segue-se a saudação à Padroeira. Depois, num momento singular em termos etnográficos e da tradição desta antiga vila piscatória, haverá a bênção do mar e das embarcações engalanadas que acompanham a procissão religiosa por mar. 
 
No final há o regresso à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, enquanto que a Imagem Pequena do Porto de Abrigo regressa à sua capelinha.
 
As celebrações prolongam-se até às 23h00, no largo em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, num espaço com gastronomia diversa, animação musical com José Manuel Pasadinhas e Rita Melo, venda de ramos e leilão de ofertas e variedades.
 
Segundo explica a mesma nota, "a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição tem raízes culturais profundas (a Imagem foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos), na comunidade piscatória e em todos os quarteirenses".
 
Para além das novenas e de outras celebrações religiosas, destaca-se a Bênção do Mar que desde o ano de 2000 é efetuada no novo Porto de Pesca de Quarteira onde foi erigida uma pequena capela para acolher a Padroeira.