Sociedade

Quartel Electrão: 13 associações do distrito de Faro recebem equipamentos elétricos usados até 30 de novembro

As 13 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Faro que aderiram à sétima edição da campanha “Quartel Electrão” estão a receber equipamentos elétricos usados até ao próximo dia 30 de novembro.

PUB
O primeiro prémio do “Quartel Electrão”, que será atribuído à associação que mais equipamentos usados recolher, a nível nacional, é um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 58 mil euros. O segundo prémio corresponde a 5.000 euros convertíveis em equipamento de protecção florestal. As associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos que reunirem.
 
A campanha distribui também prémios por seis regiões - Norte, Centro, Interior, Lisboa e Vale do Tejo, Sul e Ilhas - que correspondem às áreas de recolha dos equipamentos. Há ainda um Prémio Novos Aderentes, criado para incentivar a adesão à campanha por parte de novas associações. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.
 
A associação que mais se destacar na recolha de pilhas será recompensada com um prémio de 1500 euros convertíveis em equipamento de protecção florestal. Um prémio do mesmo valor será atribuído à associação que reunir mais lâmpadas.
 
Até ao final desta edição da campanha, que arrancou em janeiro e que tem como parceira a Liga dos Bombeiros Portugueses, a população pode deixar todo o tipo de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos fora de uso nos quartéis aderentes do distrito:
 
AHBV - Albufeira
AHBV - Alcoutim
AHBV - Aljezur
AHBV - Faro
AHBV - Lagos
AHBV - Loulé (Bombeiros Municipais de Loulé)
AHBV - Monchique
AHBV - Portimão
AHBV - São Bartolomeu de Messines
AHBV - São Brás de Alportel
AHBV - Silves
AHBV - Vila do Bispo
AHBV - Vila Real de Santo António
 
Esta campanha do Electrão tem como objectivo envolver as associações humanitárias na causa da reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados, garantindo ao mesmo tempo vários prémios às associações. Globalmente, desde 2021, esta iniciativa já permitiu a recolha de mais de dez mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados.