Sociedade

Quatro cidadãos polacos salvos a cerca de 30 milhas náuticas do cabo de São Vicente

 
A Marinha coordenou, desde o início da manhã de hoje, uma operação de resgate de quatro indivíduos de nacionalidade polaca do sexo masculino.

Os tripulantes que se encontravam numa embarcação à vela, de bandeira francesa, navegavam a cerca de 30 milhas náuticas (o equivalente a 55 km) a oeste do cabo de São Vicente.
 
Missiva da Marinha adianta que o alerta foi recebido pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, pelas 6h00, através de uma mensagem de socorro, com a embarcação a reportar «uma avaria no leme que deu origem a uma entrada de água que ameaçava afundar o navio». 
 
Após o alerta, foi empenhado o navio mercante Jadeland de bandeira portuguesa, que se encontrava a navegar nas proximidades, que resgatou os 4 tripulantes do veleiro de 12 metros, que estava a afundar.
 
Depois, o navio mercante dirigiu-se para sul da ponta de Sagres, onde os 4 tripulantes foram encaminhados para o navio da Marinha, NRP Pégaso. ​Os tripulantes, dois adultos de 56 e 66 anos e dois jovens de 19 anos, que se encontravam estáveis e sem ferimentos graves, desembarcaram em Portimão às 15h00.