A Igreja de São Pedro, em Faro, recebe no próximo domingo, 16 de dezembro, pelas 18h00, um Concerto de Natal, protagonizado pelo Grupo Coral Ossónoba.
A Câmara Municipal de Faro organiza assim este evento, pelo sexto ano consecutivo, com entrada livre, oferecendo "um espetáculo único composto exclusivamente por peças de Natal", avança comunicado do Município.
O concerto irá reunir os quatro coros do grupo. Sob a direção da maestrina checa Verónika Rosová, os Mini Cantores d’Ossónoba e os Pequenos Cantores d’Ossónoba; sob a direção do maestro Paulo Sopa, o Ossónoba Coro Juvenil; e, sob a direção do maestro Nuno Sequeira Rodrigues, o Coral Ossónoba.
A autarquia refere que a origem do Coral Ossónoba remonta ao ano de 1980, na altura composto por um grupo de entusiastas da música coral dirigidos pelo Cónego José Pedro Martins.
No seu percurso, destacam-se o Festival de Coros de Faro, o Festival Internacional de Coros Cidade de Faro e os concertos anuais realizados em Espanha, Brasil, França e Suíça, que projetaram o Coral Ossónoba mundo fora.
Em 2015 o grupo deslocou-se a Ceuta, para participar nas Comemorações oficiais da Conquista de Ceuta por El-Rei D. João I de Portugal.
Em 1995, nasceu o coro infantil “Pequenos Cantores d’Ossónoba”, pela mão do Maestro António de Jesus, como resposta a solicitações de filhos de elementos do Coral Ossónoba que também queriam cantar em grupo.
Seguiu-se a formação do “Ossónoba Coro Juvenil”, em 2002, como grupo feminino, com intérpretes saídas do coro infantil, enquanto as vozes masculinas ingressaram no Coral Ossónoba.
Antes de se tornar num coro misto, em 2005, com apresentação oficial na abertura de Faro-Capital Nacional da Cultura, o grupo feminino participou em diversos encontros de coros e concertos de Natal.
Atualmente é constituído por cerca de 20 jovens entre os 14 e os 19 anos que tem participado em diversos eventos tais como o Solstício Musical, Sonho da Música e Chorus Fest, sendo também solicitada a sua participação em concertos de Natal.
Em 2015 participou em diversos festivais e atuou em 25 concertos, em Itália, na região de Basilicata.
O mais recente grupo do Coral Ossónoba foi formado em 2016, com a denominação “Mini Cantores d’Ossónoba”, tendo tido sua estreia precisamente no Concerto de Natal desse ano.