A Queima das Fitas dos estudantes do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes vai decorrer entre 5 e 10 de Junho, onde se destacam várias festas, concertos, debates e atividades nas áreas do Direito e da Psicologia, abertos a toda a comunidade.
Dia 9 de junho está previsto um debate intitulado "Bullying na primeira pessoa", que traz a Portimão Tito Morais, autor de livros, projetos e campanhas de sensibilização anti-bullying, e Luís Fernandes que na última década, orientou e supervisionou vários projetos na área do bullying e da violência na escola.
Vão também ter lugar na próxima semana, os debates "Refugiados: poder local vs Direito Internacional", "Eutanásia vs Cuidados Paliativos" e uma conferência sobre o Estatuto dos Animais no Ordenamento Jurídico, que decorrerão no auditório do ISMAT.
Integrado nestas celebrações académicas, o programa da Rádio Alvor "Choque Frontal" vai realizar uma emissão especial no ISMAT a 8 de Junho, a partir das 21h00 com o grupo musical algarvio, oLudo.
Também haverá aulas de zumba, jogos de psicologia, concertos e festas, em vários locais da cidade, nomeadamente na zona ribeirinha e na Alameda, além do Cortejo Académico que percorrerá as ruas de Portimão na noite de 7 de Junho.
Porque a Queima das Fitas simboliza o fim de um curso superior, estão previstas celebrações da tradição académica como o virar do Traje, a Bênção das Fitas e, finalmente, a Queima em que os estudantes lançam as fitas para um caldeirão de ferro com brasas, um ritual que reúne, anualmente, dezenas de estudantes, professores, familiares e curiosos na Alameda, em Portimão.
Este evento é organizado pela AEISMAT, a Associação de Estudantes do ISMAT, com a colaboração dos núcleos de estudantes dos cursos de Psicologia e de Direito, do Conselho de Veteranos, da IsmaTUNA e o apoio de várias entidades.
Algarve Primeiro