Curiosidades

Quer conhecer realmente uma pessoa?

 
Na posição dos entendidos nesta matéria, não se consegue conhecer bem uma pessoa sem que passemos por algumas situações difíceis com ela.

Podemos dizer que conhecemos bem alguém, mas a realidade mostra-nos que, pela grande necessidade que a maioria das pessoas tem de agradar  aos outros, muito dificilmente é revelada a sua verdadeira identidade, no entanto, estão estudadas as situações em que as pessoas melhor se revelam, são elas:
 
1- Montar um móvel de lojas baratas
 
Pode parecer pouco interessante este desafio, mas está provado que, uma pessoa é capaz de mostrar muito de si e do seu caráter quando se confronta com a montagem de um móvel. Estar na presença de centenas ou milhares de peças de vários tamanhos, com um manual de instruções que, em muitos casos, não está escrito no idioma que se pretende e querer acabar aquela tarefa o quanto antes, é o um desafio enorme para qualquer pessoa! É impossível que, num cenário desses, a pessoa seja capaz de esconder ou mascarar a sua verdadeira identidade, muito menos será capaz de agradar alguém só para ser aceite.
 
2- Desenrolar um monte de cabos
 
Este é outro desafio para muitas pessoas, sobretudo se tiverem alguém por perto e se tiverem um prazo para cumprir. Desenrolar um monte de cabos enrolados uns nos outros é uma tarefa que requer muita concentração e paciência, pelo que se torna muito fácil perceber como é que a pessoa reage nessa situação e qual é o seu nível de resiliência.
 
3- Falar com um empregado de mesa
 
O desafio é falar com o empregado de mesa quando o mesmo se engana no pedido, quando traz a conta com um valor muito acima do esperado ou quando se pretende reclamar de alguma coisa. Segundo os entendidos nesta matéria, esta é uma boa forma de conhecer alguém porque são situações embaraçosas e um teste à ansiedade e á própria educação do indivíduo. Pode aproveitar para tirar também as suas conclusões em relação ao empregado!
 
4- Conduzir em condições adversas
 
Podemos conhecer muito melhor uma pessoa quando a mesma está concentrada na estrada, quando está numa situação delicada ao volante e em que precisa de estar muito focada e não pode desviar a atenção para a pessoa que vai ao seu lado. O que faz e o que diz revela muito a seu respeito, sobretudo no que se refere ao autocontrole. Observe como é que o outro reage numa fila de trânsito num dia quente, quando abre o sinal verde e ninguém avança, perante o choro de uma criança no banco de trás ou num cenário de discussão e perceba o verdadeiro caráter dessa pessoa.
 
5- Estar com uma criança suja e despenteada
 
Imagine uma situação familiar ou de amigos. Entre as crianças, aparece uma delas toda manchada até as orelhas, outra com catarro pendurado no nariz, uma menina com o rabo de cavalo todo despenteado e outra com uma ferida nos joelhos. A forma como as pessoas reagem a esse cenário vai revelar muito a seu respeito, por isso, esteja atento aos pais, avós, tios e sobrinhos e certifique-se! Aprecie a calma e tranquilidade de uns, a fúria e ansiedade de outros, o mal-estar de alguém e daí por diante. Este cenário é uma prova de fogo também para os filhos que ficam a conhecer muito melhor os pais.
 
6- Reagir quando algo lhe afeta a imagem
 
Este é outro desafio interessante quando se trata de conhecer verdadeiramente alguém, por isso, observe uma situação em que uma pessoa mancha a camisa de vinho, suja a gravata, parte uma unha de gel ou fica despenteado e conheça mais acerca do seu caráter.
 
Este cenário é um verdadeiro teste, sobretudo se o incidente tiver um culpado! Analise a reação e tire as suas próprias conclusões!
 
Já agora, o leitor pode passar de observador para interveniente e aproveitar para se conhecer melhor também. Certamente que se conseguirá surpreender!
 
Naturalmente que, tomando consciência das situações e das respetivas reações, todos nós conseguimos melhorar-nos e desenvolver habilidades para fazer face a cenários distintos, ainda assim, haverá sempre uma situação que “nos tira do sério” e que demonstre quem realmente somos!
 
Fátima Fernandes