Sociedade

Quer fazer batidos a pedalar? Então passe pela Feira da Serra

A 27ª edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel, foi ontem apresentada à sombra de uma alfarrobeira no jardim da Escola Secundária Poeta Bernardo Passos.

PUB
 
Sendo a alfarroba a convidada de honra para esta edição, o que se pretende é que os visitantes entrem numa "viagem" ao Algarve genuíno, onde as tradições se mostram e ganham vida no recinto da Escola Secundária de São Brás de Alportel.
 
Para apresentar os atrativos da Feira da Serra, todo o executivo da autarquia esteve presente, bem como o Presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, João Rosa, e dois convidados "mestres" no segmento da alfarroba, Manuel Caetano conhecido por "Mister Alfarroba" e José Natalino, empresário e "embaixador" da indústria da alfarroba na região e além-fronteiras.  
 
Marlene Guerreiro, Vice-Presidente da autarquia, vincou mais uma vez a preocupação do evento em «envolver o máximo de entidades», sendo uma Feira que pretende essencialmente ser a "embaixadora" do Barrocal e Serra Algarvia.
 
A responsável acrescentou que nos últimos dois anos, a Feira da Serra, cresceu no espaço e no tempo com mais um dia de festa.
 
Não tendo a Câmara uma empresa municipal, para realizar este evento, «e com a preocupação de uma gestão rigorosa, são as pessoas que se entregam de corpo e alma para pôr de pé o maior evento do concelho». 
 
Marlene Guerreiro referiu que a Feira da Serra, «faz a ponte entre a tradição e a inovação», com os olhos postos no futuro, frisando que todos os anos, se inscrevem em regime de voluntariado muitos jovens, para darem a sua ajuda no evento, e como tal os mais novos «sentem que este certame também é deles». 
 
A Vice-Presidente realçou que haverá uma área de Street-food, e uma outra com comida representativa da Dieta Mediterrânica.
 
Para além do espaço que dará destaque à alfarroba, este estará junto ao espaço do vinho, onde será possível apreciar compotas de alfarroba, doces, cerveja de alfarroba, chocolate e até provar que a alfarroba dá leite, numa parceria com a Universidade do Algarve.
 
Já o Vereador Acácio Martins, da Comissão Organizadora, realçou a «vitalidade» da Feira da Serra dando alguns números que mostram essa dinâmica, com 220 stands, 18 espaços diferentes, área mais moderna, atenção à higiene e à segurança, numa parceria entre as forças de segurança e o Serviço de Proteção Civil.
 
O vereador deu também ênfase à questão da acessibilidade, onde 95% do recinto é acessível, com constantes melhoramentos ano após ano.
 
Acácio Martins caracterizou o evento com uma mostra entre a «genuinidade e a inovação».
 
 
Por último Vítor Guerreiro, Presidente da Autarquia, lembrou a génese da Feira da Serra, quando tudo começou há 27 anos, numa parceria entre a Associação In Loco e a Câmara Municipal, com vista à valorização dos produtos locais, das pessoas e das empresas.
 
O autarca frisou que a Feira da Serra, continua a ser o principal «cartão de visita do concelho», sendo também o «maior orgulho dos são-brasenses», valorizando «o trabalho, esforço e empenho, de todos aqueles que fazem a Feira da Serra, desde os voluntários até aos funcionários da autarquia, que dão mais de si, para erguer este grande evento».
 
O autarca falou do investimento deste ano, a rondar os 250 mil euros, «um acréscimo de 12% em relação ao ano passado, devido a questões logísticas, ligadas à parte elétrica do recinto, por imposições legais e também ao palco principal».
 
Vítor Guerreiro, chamou a atenção para o retorno financeiro que o evento dá à economia local, aludindo para o facto do investimento camarário «ser sustentável na medida em que é bem empregue para ajudar muitas pessoas, empresas e associações do concelho».
 
Contudo, a pensar já no próximo ano, a autarquia está a preparar uma parceria com a Universidade do Algarve, para a realização de um estudo, que reflita o impacto económico do evento, junto da comunidade.
 
Foram ainda realçadas duas novidades para este ano, numa parceria com a empresa Águas do Algarve, haverá a oferta de pulseiras de identificação para crianças, ou seja, se uma criança se perder tem consigo o contacto dos seus responsáveis sendo mais fácil para a organização dar apoio e promover o reencontro.
 
Outra novidade são os "Batidos Com Coração" um projeto inovador, divertido, saudável e ecológico que permite aos visitantes fazerem o seu próprio batido de fruta a pedalar, onde a misturadora está instalada numa bicicleta e funciona com a energia com que se pedala.
 
Um iniciativa que pretende chamar a atenção para os benefícios do exercício físico e de uma alimentação saudável e pelo respeito pela natureza.
 
Os bilhetes, custam 4 euros por adulto, (aumento de 50 cêntimos), e também podem ser adquiridos online em http://blueticket.pt.
 
Tudo o resto irá manter-se com destaque para o São Brás Fashion, que terá como tema inspirador a alfarroba.
 
Na animação Matias Damásio sobe ao palco no dia 26, Raquel Tavares no dia 27, Miguel Gameiro e São Brás Fashion no dia 28 e Fernando Pereira no dia 29.