Comportamentos

Quer libertar-se da sua “armadura”?

 
Na sua preciosa obra: O cavaleiro da armadura enferrujada, Robert Fisher transporta o leitor para um conto fantástico, carregado de ensinamentos que vale a pena percorrer em qualquer fase de vida. Não sendo uma obra recente, mas cujo conteúdo está sempre atualizado, vale a pena ler a experiência de um homem que vivia preso na sua armadura e que, por causa dela, não conseguia contemplar e apreciar o valor da vida.

 
Foi através da sensibilidade da mulher e do filho que este homem, cavaleiro de profissão, e que se habituou a estar sempre suportado pela sua armadura, com a qual protegia as suas emoções e fragilidades, que aprendeu o valor da vida e a beleza das pequenas coisas em seu redor.
 
Nesta obra, o autor criou um mundo fantástico, onde os animais falam e ensinam, para mostrar a importância de ver as pequenas coisas, de aprender a descodificar os nossos sentimentos e a aprofundar os nossos pensamentos.
 
Ouvindo a voz do coração e os ensinamentos de um mágico, de um esquilo e de uma pomba, o cavaleiro fez a maior e mais importante viagem que qualquer ser humano pode fazer: um percurso ao seu interior, o contacto mais profundo com as suas memórias que resultou num frutífero processo de autoconhecimento.
 
Passando por três castelos imaginários, mas carregados de simbolismo, este homem aprendeu que, o amor é o mais importante da sua vida e que, pelo amor que tem a si próprio, à sua mulher e ao filho, vale a pena ter momentos de encontro pessoal, momentos em que está com os demais e um tempo para lutar e para trabalhar. Robert Fisher ensina-nos nesta obra, a importância de estarmos connosco próprios para depois podermos estar com os outros tirando o melhor partido do que temos e do que somos.
 
Muitos especialistas na área da psicologia, classificam esta obra como um verdadeiro processo psicoterapêutico, na medida em que leva o leitor a meditar, a pensar e a encontrar-se para melhor poder sentir e valorizar a própria vida. Esta é a nossa sugestão de hoje: aprenda também a ir ao mais profundo de si, a ouvir a voz do seu coração e a construir uma razão mais orientada, livre e feliz para orientar a sua vida!
 
Ao mesmo tempo, descobrirá que, há momentos em que precisamos de utilizar a nossa armadura para nos protegermos dos perigos, mas que precisamos de nos confrontar com a vida sem essa amarra para que a possamos desfrutar em pleno. O desafio está lançado!
 
Fátima Fernandes