Comportamentos
Quer ter uma mente saudável? Neurocientista explica-lhe como
Manter uma mente saudável parece uma tarefa difícil, sobretudo quando a vida e os compromissos nos exigem cada vez mais, no entanto, é fundamental definir prioridades e colocar a nossa saúde acima de qualquer imperativo ou exigência social.

 
Com recurso aos ensinamentos de Daniel G. Amen, apresentamos os 7 hábitos diários que promovem a saúde mental e que podem fazer muita diferença na qualidade de vida.
 
Segundo este neurocientista americano, muitos problemas físicos e emocionais podem ser resolvidos a partir de uma mente saudável. Neste sentido, o exercício físico é essencial, mas acima de tudo é preciso cumprir alguns requisitos diariamente para que o nosso cérebro funcione em pleno.
 
Um ponto crucial segundo este especialista e autor de várias obras e promotor de diversas palestras sobre o tema, é incluir na nossa agenda diária um tempo para cuidarmos de nós mesmos. Isso tem de ser uma prioridade, um hábito, uma necessidade, pois sem esse ponto a nosso favor, muito se perde.
 
Para Daniel G.Amen, manter a mente saudável é a melhor maneira de ter uma vida produtiva e feliz e, para isso, é preciso saber tirar partido do melhor que somos e que temos.
 
De acordo com este neurologista e autor de best-sellers, a base do seu trabalho tem sido compreender o funcionamento do cérebro humano para que melhor se possa tirar partido desse conhecimento e melhorar a qualidade de vida.
 
O criador de "brain imaging", uma técnica que permite aos investigadores olhar "por dentro" das estruturas do cérebro e entender quais as áreas  afetadas por desordens neurológicas, não tem dúvidas de que, ao mudarmos o nosso cérebro estamos a mudar o nosso corpo, como sugere o seu ultimo livro: "Change Your Brain Change Your Life".
 
Segundo Amen, é necessário manter o cérebro num determinado estado para que permaneça saudável durante toda a vida.
 
O mesmo especialista realça que, «um cérebro saudável ajuda a diminuir as mudanças pelas quais passamos».Para tal, o autor aponta sete hábitos diários que devemos ter em conta e levar muito a sério pela nossa saúde.
 
1- O primeiro ponto assenta na necessidade de mudar o regime alimentar, no entanto, no que se refere a dietas, Amen evidencia que, fazer dieta é um padrão comum na nossa sociedade moderna, mas é algo também que a maioria das pessoas deixa de fazer após perder alguns quilos. O problema é que entrar e sair das dietas afeta o nosso cérebro de várias formas negativas. No seu livro, sugere algumas regras de alimentação que visam manter o cérebro saudável. Um dos exemplos passa por mudar a quantidade de ingestão de carboidratos e beber mais água. Priorizar ingredientes com baixo nível glicémico, carboidratos com fibras bem como gorduras saudáveis e proteínas que são uma base importante para um cérebro mais saudável.
 
2- O exercício físico deve fazer parte da nossa rotina diária, já que é salutar para todo o organismo, ajuda a descomprimir, para além de estimular várias áreas cerebrais. Segundo Amen, um dos grandes erros que cometemos é colocar este ponto em segundo plano quando temos algum compromisso ou uma agenda mais apertada, mas isso é uma atitude errada, sobretudo porque o exercício ajuda a reduzir o nível de stress a que o cérebro é exposto diariamente, aumentando o fluxo de oxigénio, sangue e nutrientes que chegam até ele. Também coloca o açúcar em níveis que não são alarmantes. Amen diz que o mais indicado seria variar os exercícios realizado de modo a manter diferentes partes do cérebro em atividade, bem como exercícios de coordenação e alongamento.
 
3- Meditar. Reservar alguns minutos por dia para meditar, é uma oportunidade para tranquilizar a mente e manter-se em paz. Da mesma forma, esta técnica ajuda a controlar a ansiedade e a reduzir os pensamentos negativos. Permanecer alguns momentos com os olhos fechados e deixar a mente fluir é mais um segredo para uma melhor qualidade de vida e saúde.
 
4- Afaste os pensamentos negativos. Amen não tem dúvidas de que, um dos maiores perigos contra o nosso cérebro, é ter pensamentos negativos automáticos ou os chamados ANTs. Entre as estratégias para não deixar que isto ocorra, Amen defende que acima de tudo é preciso questionar esses pensamentos a fundo, indentificando como se sente em relação a eles e, depois, transformá-los ao mudar a perspectiva de encará-los.
 
5- Ouvir música clássica. Este é o maior desafio para pessoas que têm uma agenda cheia e dezenas de compromissos diários. No livro, Amen cita um estudo que mostra que pessoas que ouvem Mozart são mais focadas e melhoram as suas habilidades sociais.
 
6- Esteja com pessoas positivas. Amen sugere que devemos desfrutar de boa companhia nos nossos tempos livres e que isso é um bom investimento para a nossa saúde e qualidade de vida.
 
Ao mesmo tempo, devemos manter-nos longe de pessoas negativas, que nos fazem mal, já que, dessa forma, temos oportunidade de remover ‘alguns gatilhos’ que provocam alterações químicas nos nossos cérebros e que acabam por nos fazer mal.
 
7- Aprenda algo novo todos os dias. Amen concorda com a tese de Einstein que sugere que cada pessoa gaste 15 minutos por dia a tentar aprender algo novo e que, com isso, em pouco tempo se tornará ‘um expert’ numa qualquer matéria. O neurologista acredita ainda que, fazer disso uma tarefa diária ajuda a quebrar a rotina, ao mesmo tempo em que mantém o cérebro revitalizado e estimulado.
 
Na realidade, não é muito difícil cumprir estas sete orientações deste especialista, basta que incluamos a nossa qualidade de vida e saúde mental na ordem dos nossos tempos livres e que tiremos cada vez mais partido das nossas capacidades e potencialidades. Se percebermos o quanto isso pode fazer a diferença no nosso quotidiano, certamente que vamos reservar esse tempo e espaço para nós mesmos entre as demais atividades.
 
Fátima Fernandes