Curiosidades
Quer viver uma amizade verdadeira? Siga estes 7 conselhos
Manter uma amizade saudável e duradoura não é uma tarefa simples, sobretudo num tempo em que alguns valores parecem estar em desuso.

 
Tornou-se habitual que todos queiram ter razão, que todos queiram ter mais do que os outros, que todos queiram ser os melhores. Por essa razão, é importante aprender a ceder, é fundamental criar empatia e tentar compreender os sentimentos e a recetividade do outro.
 
Não precisamos de ter muitos amigos, precisamos somente de escolher as pessoas certas para podermos designar de amigos.
 
Para melhorar a qualidade das suas relações, certifique-se de como está a utilizar e a gerir estes 7 pontos.
 
1-Aceitar que o outro tem a sua razão e que nós temos a nossa é uma forma de manter uma conversa sem discussões inúteis. Não é por uma pessoa pensar de forma diferente que é “boa” ou “má” pessoa. Aprendemos com a troca de conhecimentos, por isso, a diferença é sempre um ponto a favor de qualquer relação.
 
2-Não concorde com tudo só para agradar ao outro. Se optar por esta estratégia, certamente que não vai conseguir manter essa relação por muito tempo, sobretudo porque, mais cedo ou mais tarde, o outro vai aperceber-se da sua falsidade. Ao mesmo tempo, a relação não se baseia na verdade quando as pessoas inventam um personagem para poderem conviver em harmonia. Aprenda a dizer o que pensa de forma a que encontrem o equilíbrio na vossa relação. Apesar de não concordar, não tem de discutir ou de impor a sua verdade.
 
3-Respeite as relações e as amizades dos seus amigos. Se eles são da sua confiança, não tem motivos para duvidar deles. Se não confia neles, então não estão a construir uma relação de amizade. Dê a mesma medida daquilo que recebe: amizade em troca dela, atenção em troca dela, generosidade em troca dela. As relações querem-se em equilíbrio para que se mantenham os benefícios da sua existência e a respetiva continuidade.
 
4-Saiba guardar segredos. Continua a ser uma regra de ouro para as amizades ser capaz de guardar um segredo e de proteger a vossa amizade dos outros. O amigo confia em si, pelo que deve estar à altura de merecer essa confiança. Se confiar também, será mais fácil blindar esses segredos do exterior.
 
5-Saiba ouvir, conversar e dar o seu tempo. Qualquer amizade requer tempo, empenho e dedicação, no entanto, é preciso gerir esses ingredientes sem exageros. Quando marcar um encontro com um amigo, esteja presente, seja um bom ouvinte e fale também de si, pois isso fará bem aos dois. Mostre a sua compreensão e disponibilidade. Mostre empatia e solidariedade, pois esses são a base de uma amizade saudável: partilhar com verdade e sinceridade.
 
6-Não se limitem a encontros só para desabafar, pois isso arruína uma amizade em pouco tempo. É importante dar confiança em troca dela, tal como é fundamental que se divirtam e que desfrutem de bons momentos em conjunto. A amizade precisa de ser alimentada e isso passa pelos sorrisos, pelos desabafos e pelas emoções que se trocam.
 
7-Não coloque um amigo de lado quando tiver um novo interesse. Acontece, mas não devia acontecer! Muitas pessoas trocam outras quando têm um novo interesse. Depois, quando se apercebem, querem voltar atrás, mas isso já não é possível, pois a desconfiança começa a instalar-se. Outra coisa terrível é estar com um amigo a falar de outros amigos e de momentos que vivenciaram em conjunto. Muitas vezes não nos apercebemos dos nossos erros e não percebemos a razão pela qual deixamos de ter amigos. Pense seriamente nestes pontos antes de fazer ou pensar em novas amizades. Primeiro temos de nos sentir bem connosco próprios para podermos aceitar outras pessoas na nossa vida. Respeite-se acima de tudo, pois só assim será capaz de respeitar um amigo. Boa sorte!
 
Fátima Fernandes