A Fundação Manuel Viegas Guerreiro promove a poesia de Gastão Cruz, após a inauguração da exposição de homenagem ao escritor, ensaísta, tradutor e encenador no âmbito do 3.º Festival Literário Internacional de Querença.
Ao todo são três tertúlias, uma conferência dedicada à palavra e ao património e visitas de estudo de alunos dos ensinos básico (3.º ciclo) e secundário, em iniciativas que decorrem desde Setembro e se prolongam por de 2019, assinala em comunicado, a mesma Fundação.
O actor Paulo Moreira, a escritora Luísa Monteiro e o “dizedor” de poesia Afonso Dias são os protagonistas das sessões de leitura marcadas para o último sábado do mês.
A próxima está agendada para dia 27, pelas 18h00 e tem Luísa Monteiro como convidada especial.
Para o mês de Novembro (dia 24, pelas 17h00), a sessão de encerramento da tríade de leituras prevê a palestra “Conservar a Palavra: patrimónios literários e literatura patrimonial”, numa acção co-organizada pelo CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve.
Pedro Ferré, João Minhoto Marques e Ana Morão são os oradores convidados*. Afonso Dias dará voz (pelas 18h00) à sessão de leitura que seguirá a conferência.
As iniciativas decorrem na Biblioteca da Fundação, onde ainda poderá conhecer a exposição de tributo ao poeta.
“Gastão Cruz: palavras somos nós” foi organizada em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e tem entrada livre.