Economia

Quinta da Aveleda aposta nos Vinhos do Algarve

Após análise do mercado e avaliação da região, já é oficial a presença do maior produtor de Vinho Verde e um dos maiores exportadores nacionais, na Região Vitivinícola do Algarve, seguindo uma tendência de diversificação de mercados produtores e confirmando a atratividade da região para a produção vitivinícola.

PUB
 
Segundo confirma comunicado da Comissão Vitivinícola do Algarve, depois da vinda em 2014 da Casa Santos Lima para a região, onde iniciou a sua produção de vinho com a classificação IGP Algarve, consolidando a sua já forte presença noutras regiões como Lisboa, Alentejo, Douro e Minho, o Algarve é visto como região de grande potencial vitivinícola por outra grande empresa do setor vinícola, no caso a Quinta da Aveleda S.A., que passa a integrar o lote de 41 produtores registados na CVA – Comissão Vitivinícola do Algarve, o maior número registado após a recuperação do setor no Algarve, ocorrida a partir da década de 2000.
 
Para além da mítica marca Aveleda, nomes como Casal Garcia ou Gazela são reconhecidos. Agora a aposta é feita também no Algarve e para já começa a partir da Quinta do Morgado da Torre, num negócio que envolve a sua compra parcial e exploração, dando continuidade ao projeto de João O’Neill Mendes, iniciado em 1998, e que agora terá um novo rumo com vista ao crescimento do Grupo na região e ao reconhecimento dos Vinhos do Algarve, que irão começar a ser produzidos nas próximas vindimas, já com o dedo do Grupo Aveleda.
 
Para o Presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, Carlos Gracias, “os novos produtores são sempre bem-vindos à região, e irão comparticipar para o aumento da notoriedade e reconhecimento dos Vinhos do Algarve. É com o contributo de todas as quintas, adegas e produtores da região, que iremos consolidar a oferta de vinhos diferenciadores “vinhos de autor”, criar um conjunto alargado de unidades no âmbito do Enoturismo e desenvolver uma região vitivinícola ímpar e atrativa, a nível nacional e internacional”.