Sociedade

Quinta do Lago liberta 27 cágados recuperados pelo RIAS

 
É já esta quarta-feira, dia 30 de junho, que a Quinta do Lago devolve ao seu habitat natural 25 cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa) e 2 cágados-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) no campo de golfe do Laranjal pelas 18h30.

Se é um amante da natureza e quer presenciar este momento especial, pode fazê-lo, de forma totalmente gratuita.
 
Em nota enviada, o empreendimento Quinta do Lago, explica que estes animais estiveram internados no Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS), no Parque Natural da Ria Forma, devido a lesões provocadas por cativeiro ilegal, como deformações na carapaça devido a má nutrição, feridas provocadas por bactérias e fungos ou fraturas antigas.
 
A maioria foi abandonada no lago do Jardim das Comunidades em Almancil, tendo sido resgatados e entregues no RIAS por Vigilantes da Natureza do ICNF.
 
Depois de algumas semanas de tratamento, estes animais já estão aptos para voltarem ao seu habitat natural. Esta ação surge no âmbito da política de sustentabilidade do Grupo Quinta do Lago, que desenvolveu várias ações semelhantes em parceria com a RIAS, ainda recentemente, duas Corujas do Mato foram libertadas no campo de golfe Norte para poderem regressar à vida selvagem.
 
Localizado no coração do Parque Natural da Ria Formosa, Grupo Quinta do Lago sublinha "a grande ligação à natureza e à sustentabilidade", tendo recentemente, a desenvolver uma nova política de sustentabilidade que abrange todas as suas áreas de negócio, com o intuito de tornar o resort, no seu todo, ainda mais sustentável.
 
Através de um investimento de 7 milhões de euros no campo de golfe Sul, o empreendimento adianta que foi possível incluir hotéis de insetos para reduzir fertilizantes, colocar novas bombas no lago para reduzir em 20% a produção/consumo de energia, melhorar a irrigação e qualidade da água e introduzir plantas nativas em redor dos campos de golfe de forma a controlar e remover espécies exóticas invasoras. A nível da restauração, destaca o esforço na eliminação do plástico de uso singular, adoção de embalagens sustentáveis de take-away e palhinhas CPLA (eco-friendly). Já a Q Farm, a quinta da Quinta do Lago, serve todos os restaurantes do resort e foi criada para ajudar a reduzir a pegada ecológica ao evitar o transporte de alimentos, dando primazia a produtos biológicos.
 
Foram, também, instaladas fontes no The Campus e nos campos de golfe, aliadas à oferta de garrafas de vidro aos membros para os incentivar a usá-las e enchê-las sempre que necessário. Alguns dos espaços contam já com painéis solares para aquecimento de água, como o The Campus, e luzes LED e sensoriais para ativarem através de movimento e poupar eletricidade.
 
Existe, ainda, um investimento numa nova frota de elétricos tanto na equipa de segurança, como a nível de landscape, com o objetivo de abandonar o diesel até 2023, bem como a redução do uso de papel a nível tanto interno, de recursos humanos, como externo, a nível de promoção de marketing, acrescenta a mesma nota.