Ambiente

Quinta Pedagógica de Portimão celebra Dia Mundial das Abelhas

Foto|CM Portimão
Foto|CM Portimão  
Pelo segundo ano, a Quinta Pedagógica de Portimão vai ser palco das comemorações locais do Dia Mundial das Abelhas, que se assinala oficialmente a 20 de maio, promovendo no dia seguinte um conjunto de iniciativas, sob o lema “Save the Bees”.

O programa começa às 10h00 com a dramatização do conto “A Abelha”, de Kristen Hall, pelo Serviço Educativo da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, a que se segue uma hora depois a apresentação do livro “Mel, uma abelha especial”, de Sofia Furtado, ilustrado por São Correia Vicente, com a presença da escritora.
 
Sofia Furtado nasceu em Loulé no ano de 1978 e licenciou-se em Educação Especial e Reabilitação, trabalhando de perto com crianças e idosos. O despertar para a literatura infantil foi acontecendo com o crescimento do filho, que a certa altura não pedia para que a mãe contasse histórias, mas que as inventasse.
 
A programação, da responsabilidade do Município de Portimão, encerra por volta das 12h00 com o ateliê “Sou apicultor”, onde participará Simão Vilas-Boas, proprietário de uma exploração apícola em Barão de S. Miguel, e que irá explicar às crianças a partir dos seis anos tudo sobre o mel, as abelhas e a apicultura.
 
O Município de Portimão explica que a data de 20 de maio, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, pretende destacar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. «A abelha é um ser vivo fundamental na preservação da biodiversidade, sendo a grande responsável pela polinização, sem a qual muitas das plantas não se conseguiriam reproduzir. Sem abelhas, a flora e a fauna terrestre extinguir-se-iam e o mundo, tal como o conhecemos, desapareceria».
 
Esta efeméride ganha maior relevância quando se sabe que as abelhas e outros polinizadores, como borboletas, joaninhas e escaravelhos, entre outros, estão ameaçados devido à ação humana, pelo uso e abuso de pesticidas, e à proliferação das monoculturas, arrasando a diversidade das flores, principal fonte de alimento das abelhas.