De autoria de Fátima Valentim, com ilustrações de Nuno Rufino, o livro "A Pomba Lina" foi apresentado na Biblioteca Municipal de Castro Marim.
Conforme explica nota da autarquuia, trata-se de uma história feita de sonho e de acreditar. Destinado aos pequenos leitores, o livro "A Pomba Lina" apresenta a única pomba do mundo capaz de sonhar! E com ela uma história de amizade entre a pomba, uma menina e um camaleão.
Na apresentação, conduzida pela jornalista Susana de Sousa, estiveram a autora, Fátima Valentim, o ilustrador, Nuno Rufino, a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, o Prof. Pereira de Campos, a Prof.ª Adelaide Rosa e a educadora Susana Camesele.
Inspirado em Vila Real de St. António, mas não só "A Pomba Lina é uma história da história do Baixo Guadiana, que ensina a amar o lugar, de uma forma simples e frutuosa. É uma história contada por uma 'menina', que fala com as mãos, com as palavras, mas com um magnetismo especial no olhar, que brilha e nos prende, não fosse ela educadora de infância", afirmou Filomena Sintra, referindo-se à autora Fátima Valentim. Às palavras da autora junta-se a ilustração de Nuno Rufino, "um ilustrador exímio, pacato no discurso, deslumbrante na cor e na tela", realçou ainda a vice-presidente.
Fátima é também autora do livro infantil " À Procura da Liberdade" [2015], cujo cenário é Castro Marim, mas com uma abordagem que se transporta para qualquer lugar. "Este é, sem dúvida, um instrumento pedagógico que terá asas para se eternizar.Em sentido figurado, tal como as asas da Pomba Lina, uma pomba que sonha, e que cria amizades na diferença, no maior respeito pelos valores patrimoniais da sua casa", continuou a vice-presidente em referência a esta anterior obra.
A apresentação foi intercalada por momentos musicais de Bruno Correia, maestro da Banda Musical Castromarinense, no saxofone, e Rita Aires no piano, coreografados por Maria Ana Rita, aluna do Agrupamento de Escolas de Castro Marim.
Para Castro Marim, concluiu a vice-presidente, "é uma honra estar ao lado destes projetos pedagógicos, que vão para muito além disso. São projetos de emoções, que nos despertam emoções e enaltecem corações. A cultura é um processo de construção de afetos e todos estes projetos enriquecem a intervenção cultural do concelho".