Ambiente

"Alojamento Local para Aves" transmite em direto nascimento de estorninhos-pretos

Depois de vários meses de preparação e de instalação das câmaras de videovigilância nas caixas-ninho, os responsáveis pelo projeto "Alojamento Local para Aves" estão a partilhar o dia-a-dia das aves que nidificam nos respetivos locais de abrigo. É uma espécie de reality show com aves.

PUB
Segundo a Associação Vita Nativa, promotora do projeto, foi no início de março, que um casal de estorninhos-pretos (Sturnus unicolor) gostou do alojamento local instalado. Durante duas semanas foi construindo o ninho para receber os ovos, que neste momento estão a ser incubados pela mãe.
 
Considerando que o período de incubação da espécie é de 10 a 14 dias, espera-se que dentro de poucos dias nasçam as crias. 
 
Recorde-se que o “Alojamento Local para Aves” venceu o Orçamento Participativo Nacional de 2018, sendo o segundo ano de implementação. É um projeto que resulta da colaboração entre a Associação Vita Nativa e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Durante a época de nidificação de 2021, das quase 600 caixas ninho que foram monitorizadas, 40% foram ocupadas por uma ou mais espécies de aves, tendo nascido cerca de mil. Neste momento estão instaladas mais de 1500 caixas-ninho por todo o Algarve.
 
Link para a emissão em direto da caixa-ninho de estorninho-preto: aqui