A Biblioteca Municipal de Loulé vai receber, no âmbito das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, mais uma sessão do ciclo “Discursos Diretos” com a presença de Eduardo Gageiro, no dia 20 de novembro, pelas 21h00.
A apresentação do convidado vai estar a cargo de João Espada, professor do Colégio Internacional de Vilamoura. De forma a potenciar a deslocação do autor, será realizada no mesmo dia, às 15h30, uma tertúlia na Escola Secundária Laura Ayres, em Quarteira.
A entrada livre
Eduardo Gageiro é um nome incontornável do fotojornalismo português. Nasceu em 1935, em Sacavém. Iniciou a sua atividade como repórter fotográfico no ano de 1957, nas páginas do "Diário Ilustrado", e desde então tem colaborado com as principais publicações nacionais e estrangeiras.
No dia 25 de Abril de 1974 fez centenas de fotografias, muitas delas publicadas no jornal diário “O Século”. Foi também fotógrafo oficial da Presidência da República, durante os mandatos do general Ramalho Eanes.
Com vários livros publicados, expôs e recebeu mais de três centenas de prémios, nacionais e estrangeiros, destacando-se o 1º Prémio da 11ª Exposição Internacional Artística da China, em 2005, o maior concurso de fotografia do Mundo. Em 2004, foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República Jorge Sampaio. Assume ser um fotógrafo que sempre procurou a diferença e a rutura com o socialmente instituído. Autor de fotografias históricas, afirma que a fotografia será sempre a paixão da sua vida.