Criado a pensar numa proposta cultural especial, o "Lagos Night Out – Noites no Cais" regressa ao Cais das Descobertas nos próximos dias 3, 4 e 5 de setembro , pelas 21h39, com espetáculos musicais que terão como cenário as muralhas e o céu de Lagos.
Segundo adianta a autarquia em nota de imprensa, Jazzie Trio, Marta Alves com Nuno Feist e Guilherme Banza e Almatriz são os artistas em destaque, numa 2ª edição que surge integrada no projeto de programação cultural em rede do Algarve – Bezaranha.
Depois de uma 1ª edição de sucesso em setembro de 2020, o município mantém a realização do "Lagos Nights Out – Noites no Cais" no verão de 2021, apostando em artistas locais que serão os protagonistas de concertos gratuitos num ambiente seguro e descontraído.
A noite de 3 de setembro será dos Jazzie Trio, grupo composto pelos músicos Pedro Glória (baterista), Paulo Ribeiro (pianista/acordeonista) e Pedro Guerreiro (baixista/contrabaixista), num concerto com várias influências musicais que passam pelo tango, novo tango, fado, música eletrónica e acústico original.
Para celebrar dez anos de carreira, a multifacetada artista lacobrigense Marta Alves convida Nuno Feist e Guilherme Banza no dia 4 de setembro, apresentando um espetáculo de música portuguesa em que o fado não podia deixar de estar presente, assim como interpretações de temas de sucesso em diversas áreas musicais.
O grupo Almatriz fecha o programa do evento, no dia 5, num concerto marcante onde a sua musicalidade mostra as influências da música popular contemporânea portuguesa, da música do mundo lusófono, da música erudita e do fado, mas apresentando uma nova perspetiva e conceito sonoros.
Esta iniciativa surge integrada no projeto "Bezaranha – Há ventos que vêm por bem!", projeto de programação cultural em rede promovido pela AMAL em parceria com os dezasseis municípios da região algarvia e a Direção Regional da Cultura, o qual abrange um conjunto de iniciativas e eventos culturais em todos os concelhos algarvios, contribuindo para apoiar os artistas locais de cada município e para a valorização territorial do Algarve. Em Lagos, integram o projeto a iniciativa "Visitas guiadas pela arte urbana" (até 25 de setembro), em parceria com o LAC – Laboratório de Actividades Criativas, e o Ciclo de Música no Altar (outubro).
Refere a mesma nota que à semelhança das demais iniciativas culturais de Lagos, também esta «seguirá um rigoroso plano de contingência e o estrito cumprimento das normas da Direção Geral de Saúde, sendo que a lotação será limitada, com lugares sentados com o devido distanciamento físico.
De referir que, apesar de esta iniciativa ter acesso gratuito, é necessário o levantamento de bilhete na receção do Centro Cultural de Lagos.