"Noites Fantásticas em Castelos Fantásticos" é um programa que visa valorizar monumentos e envolver a comunidade local, através de várias abordagens, nomeadamente a interpretação do património, música e o teatro.
O programa integra-se numa aposta por parte da Vicentina - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste.
A atividade que terá lugar no Castelo de Aljezur, no próximo dia e noite de 27 de agosto divide-se em duas partes. A primeira denominada "Vamos Tomar o Castelo", tem inicio às 18 horas com a receção dos participantes junto ao Mercado Municipal de Aljezur; segue-se uma caminhada pelo centro histórico de Aljezur até ao Castelo, já no seu interior, existe um momento de convívio entre mouros e cristãos, que contará com a participação de alguns jovens alunos da escola de música dos Bombeiros Voluntários de Aljezur e elementos do grupo de teatro per-versus.
Este momento antecipa a apresentação "Sítios com História" da atriz Neusa Dias, que acontece pelas 20h30, trata-se de um projeto teatral que desafia a conhecer lugares que fazem parte do património, mas que muitas vezes não são de observados, ocupados e pensados.
A atriz Neusa Dias, apresenta uma abordagem que explora a biografia do lugar, num trabalho com um foco etnográfico e antropológico, como se procurasse a história de vida de um indivíduo, em busca das suas verdades e omissões.
Na segunda parte, pelas 22h00, no "Serão no Castelo", há concerto de M-PeX, músico, compositor e produtor que tem na guitarra portuguesa o traço distintivo da sua identidade musical, mesclando a sua sonoridade com música eletrónica.
Os interessados em participar na primeira parte do programa, deverão inscrever-se através do contacto 282 680 120 ou por mensagem de correio eletrónico, através de
[email protected].
Uma iniciativa produzida pela Vicentina, Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, integrada no ciclo “DiVaM para os + e - pequenos” do programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos / DiVaM 2016, promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve em parceria com agentes culturais da região.