Sociedade

"O Mensageiro do Algarve" mostra a filatelia da região em formato digital

O aparecimento dos primeiros selos, em 1840, deram origem, poucos anos depois, ao aparecimento dos primeiros colecionadores, dos primeiros comerciantes e das primeiras revistas filatélicas, por volta dos anos 60 do século XIX.

PUB
 
Para os mentores do projecto, estas proliferaram um pouco por todo o lado e foi raro o clube que não tivesse editado revistas, mas com o desenvolvimento das tecnologias começaram a aparecer, publicações de livros e revistas digitais e "O Mensageiro do Algarve", é um exemplo disso mesmo, no panorama filatélico nacional. 
 
Trata-se de uma revista publicada on-line, fruto de muita carolice e trabalho dos elementos das Agremiações Filatélicas da região que, numa união de esforços, resolveram lançar-se neste desafio.
 
A edição é trimestral e permite, informar sobre as atividades realizadas durante os últimos três meses, bem como o programa para o trimestre seguinte, incentivando os colecionadores algarvios.
 
Com envio de muitos milhares de endereços o "Mensageiro" contacta um grande número de filatelistas e de instituições que, de outro modo, não teriam informação sobre a atividade filatélica
 
Os mentores destacam que "provavelmente será a revista filatélica portuguesa mais lida em todo o mundo".
 
Os responsáveis destacam dois eventos relevantes levados a efeito, no Algarve. Em Abril a Mostra Filatélica dedicada ao Mar, pelo Núcleo de Filatelia Juvenil de Armação de Pêra – “O Bichinho do Selo", que está integrada na Escola E.B.2/3 Dr. António Costa Contreiras de Armação de Pêra e, em Junho, o II Encontro Internacional de Colecionismo de VRSA pela Sec. de Colecionismo da Associação Humanitária. dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.