Sociedade

"O Papel do Algarve e de Loulé na Revolução de Abril" justifica conferência no Arquivo Municipal de Loulé

Integrado no Ciclo “O Documento que se segue” e no programa comemorativo do 25 de Abril, o Arquivo Municipal de Loulé recebe no próximo sábado, 22 de abril, pelas 15h00, Maria João Raminhos Duarte que irá apresentar o tema “A Revolução no Algarve e o Algarve na Revolução: o caso de Loulé".

PUB
 
Para esta conferência será feita a análise da Revolução de 25 de Abril no Algarve e as movimentações militares nesta província, sendo identificados os protagonistas, as resistências e as reações dos militares, bem como os seus efeitos na sociedade algarvia nos dias agitados que se seguiram ao golpe militar e ao processo imediato que conduziu à instituição do regime democrático a sul.
 
Aprofundar o conhecimento sobre o 25 de Abril vai para além da História. É, de certa forma, promover um desígnio nacional que faz cumprir a Democracia. É essa a intenção maior desta conferência, segundo refere nota da autarquia.
 
Maria João Raminhos Duarte é doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É docente na Escola EB 2,3 Engº Nuno Mergulhão e professora auxiliar no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. 
 
É investigadora associada do Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais, Doutorada integrada do Instituto de História Contemporânea/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho. 
 
É autora de uma vasta produção científica sobre os industriais conserveiros, o movimento operário corticeiro e conserveiro, a instituição do Estado Novo, a oposição ao Estado Novo, os movimentos femininos, a educação e assistência, a implantação do regime democrático, além de inúmeros e relevantes contributos biográficos de História Contemporânea algarvia. 
 
Esta iniciativa tem entrada livre.
 
Algarve Primeiro