Sociedade

"Pegada Cultural" no Algarve reúne ACTA e Lídia Jorge

A actriz e encenadora Juni Dahr e a produtora Mariane Bertrand, da Noruega, iniciaram com a ACTA uma colaboração que se estende até Março de 2016 em torno de um texto inédito de Lídia Jorge.

PUB
 
Começaram a 1 de Outubro as actividades do projecto Pegada Cultural promovido pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve. 
 
Trata-se de um projecto de intervenção em Arte e Educação e nele participam, como parceiros a Visjoner Teatre, companhia teatral da Noruega e o Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, de Faro. 
 
Para além da formação de professores e alunos em Artes Performativas, o projecto inclui ainda a concepção de diversos espectáculos, um com texto inédito de Lidía Jorge, expressamente escrito para o efeito, assim como um espectáculo a ser apresentado na Ilha da Culatra. 
 
A primeira iniciativa deste projecto é uma Acção de Formação de professores, com os formadores Rosa Vieira Guedes e Luís Campião, conceituado e premiado dramaturgo. 
 
De 9 a 11 de Outubro decorrem, na Escola Tomás Cabreira, workshops dirigidos a alunos e docentes de artes ministrados por importantes personalidades do teatro europeu como a actriz Juni Dahr e a produtora Marianne Roland, ambas norueguesas, e o cenógrafo francês Jean-aGuy Lecat que já colaborou com a ACTA em produções anteriores. 
 
O CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação), da Universidade do Algarve, fará o registo de todas as actividades da Pegada Cultural com o objectivo de produzir documentários sobre o mesmo. 
 
O projecto Pegada Cultura promovido pela ACTA tem como tema “Mães”, é financiado pela Noruega no âmbito dos “European Econonic Area Grants”, e tem como principais objectivos a promoção da formação artística e estética dos alunos portugueses assim como a promoção de uma educação para a igualdade de géneros e para um desenvolvimento ecologicamente sustentado.