Sociedade

Raizes medievais do presépio algarvio em foco no Museu Municipal de Tavira

Em foco estará o Natal, no Algarve, e temas como a tradição do presépio até ao século XI.

PUB
 
No âmbito do ciclo “Passeios na história de Tavira” realiza-se, no próximo dia 5 de dezembro, pelas 10h30, no Museu Municipal de Tavira no Palácio da Galeria, a palestra “Presépio algarvio: raízes medievais”, por José da Cunha Duarte (investigador e Pároco de São Brás de Alportel e Santa Catarina da Fonte do Bispo).
 
Em foco estará o Natal, no Algarve, e temas como a tradição  do presépio até ao século XI, o nascimento da espiritualidade e devoção ao Menino Jesus, os primeiros presépios e o nascimento do ‘presépio republicano’ que se espalhou pelo mundo.
 
O padre José da Cunha Duarte é reconhecido pelo seu trabalho de recolha, arquivo e divulgação das memórias etnográficas, em particular das populações do interior algarvio. É autor de obras de referência para a identidade cultural do Algarve.
 
“Passeios na história de Tavira” tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.
 
A atividade, com inscrição gratuita e obrigatória, destina-se a um número máximo de 50 participantes. 
 
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do e-mail [email protected] ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira - Palácio da Galeria (de terça-feira a sábado, 10h00-16h30).