Sociedade

Rajada de vento recorde na ordem dos 175 km/h registada em Portimão

Uma rajada de vento recorde, na ordem dos 175 km/h, foi registada no dia 17 de janeiro na estação meteorológica de Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (ESMTG), em Portimão, anunciou o estabelecimento.

PUB
 
Trata-se de uma ocorrência aceite e publicada pelo Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), que corresponde ao “movimento do vento típico do «downburst», uma aparência do sistema nebuloso que terá passado por Portimão”, refere a escola. 
 
A rajada recorde foi sentida no dia 17 de janeiro, às 11:40 horas, no sensor de vento da escola portimonense, cuja estação se tornou assim a primeira não oficial a registar a rajada de vento mais veloz alguma vez registada em território nacional. 
 
“O IPMA validou a rajada porque conseguiu comprovar, por dados seus, a existência de condições meteorológicas propícias, e visualmente semelhantes às observadas nas imagens, à ocorrência de rajadas de grande intensidade, aquela hora e sobre Portimão”, refere a escola. 
 
Uma vez que o sensor está posicionado num ponto relativamente elevado sobre o terraço de um pavilhão de aulas da escola, encaixado na ponta de um mastro de 9 metros, o provável «downburst» terá ocorrido num tempo relativamente curto, sem ter provocado danos significativos. 
 
Este vento, “que sai de uma supernuvem de tempestade em direção ao solo”, explica a escola, tinha sido já identificado na madrugada de 24 de outubro de 2011, quando provocou estragos no aeroporto de Faro, obrigando na altura ao seu encerramento temporário.