Desporto

Rali de Loulé vai mesmo para a estrada este fim de semana

Foto|direitos reservados
Foto|direitos reservados  
A prova decorre nos dias 14 e 15 de março nas estradas de terra das freguesias do Ameixial e Salir.

 
O Algarve Primeiro contactou esta manhã fonte do Clube Atomóvel do Algarve. Os responsáveis da prova acrescentaram que houve o cuidado de criar um plano de contingência, seguindo as recomendações das entidades de saúde, pelo que não está previsto o cancelamento da prova.   
 
Deste modo, são 22 as equipas que irão marcar presença em mais uma edição do Rali de Loulé, para o Campeonato Sul de Ralis (CSR) e que marca o arranque da competição em 2020. 
 
A ação começa no dia 14 de março, sábado, com a chegada dos concorrentes ao Ameixial, onde ficará localizada a base da prova.
 
No dia 15 terá lugar a parte competitiva durante a parte da manhã, onde serão disputados dois troços seletivos de terra (ambos feitos por duas vezes), na serra do Caldeirão, nas freguesias de Ameixial (zonas aconselhadas ao público em Corte de Ouro e Besteiros) e Salir (zonas aconselhadas ao público na Cortelha e Barrigões).
 
Ao início da tarde os mais rápidos e os sobreviventes serão consagrados no pódio final da prova, no Ameixial, junto à Escola e à EN2.
 
Entre os candidatos à vitória e de acordo com o Clube Automóvel do Algarve, seguindo a tendência competitiva de 2019, a luta deverá ser entre Carlos Martins e Fernando Peres, 2º e 3º classificados na última edição do CSR, com João Bica, Ricardo Filipe e Nuno Venâncio a estarem de olho no lugar mais baixo do pódio, todos eles ao volante de Mitsubishi Lancer. 
 
No campo das viaturas com duas rodas motrizes, as atenções estão viradas para João Monteiro (Toyota Corolla), vencedor entre estas viatuas na edição do ano passado deste rali, Filipe Silva e o regressado Marco Ferreira, ambos em Citroen Saxo. 
 
A organização guarda ainda uma surpresa, para os adeptos de ralis do sul e que será revelada mais perto da data nas redes sociais do Clube Automóvel do Algarve.
 
Sendo uma das provas mais antigas e carismáticas do calendário desta competição, o Rali de Loulé tem nesta edição a particularidade de ser a primeira prova em exclusivo do Campeonato Sul de Ralis a obter o selo de “Ecoevento” por parte da Algar, que se traduzirá na cedência aos concorrentes de material de recolha do lixo, assim como na colocação de contentores para lixo diferenciado nas zonas aconselhadas ao público.
 
O Rali de Loulé 2020 é uma organização do Clube Automóvel do Algarve (CAAL) , sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, com o apoio do Município de Loulé, Junta de Freguesia do Ameixial, Junta de Freguesia de Salir, Algar entre outras entidades.