Debaixo de um sol primaveril, o coração da serra do Caldeirão acolheu a primeira prova do Campeonato Sul de Ralis de 2019, no Rali de Loulé.
Conforme revela o Clube Automóvel do Algarve em nota de imprensa, com duas passagens pelos troços de Ameixial e Salir disputadas na manhã deste domingo, os espetadores poderem assistir a um domínio inicial de Fernando Peres e José Pedro Silva, que venceram três das quatro provas especiais de classificação, chegando a ter 55,7 segundos de vantagem sobre Márcio Marreiros no final de Ameixial 2.
Contudo o azar chegou ao antigo tri-campeão nacional de ralis, que no último troço furou as duas rodas do lado direito do seu Mitsubishi Evo IX.
Perante este cenário, foi a dupla campeã em título que acabou por vencer com 15.3 segundos de vantagem. O pódio foi encerrado por Eduardo Antunes/Hugo Bentes, com o seu Mitsubishi Evo VI.
Quanto aos carros de duas rodas motrizes, João Monteiro e Gonçalo Assunção tiveram uma vitória categórica na estreia do Toyota Corolla, não dando hipóteses à concorrência, sendo seguidos na classificação por Vítor Vilela e Leonel Fernandes, ainda em fase de habituação ao Peugeot 208 R2, e Filipe Silva e Diogo Elias em Citroën Saxo.
Sob a égide do Clube Automóvel do Algarve está ainda agendada a Baja de Loulé a 13 e 14 de abril, com base em Almancil, seguindo-se cerca de um mês depois o regresso do Rali de Alcoutim, também pontuável para o Campeonato Sul de Ralis, a 18 e 19 de maio.
O Rali de Loulé foi uma organização do Clube Automóvel do Algarve, com o patrocínio do Município de Loulé e das Juntas de Freguesia do Ameixial e de Salir, e com os apoios da Solverde - Casinos e Hotéis e da Algarpneus.