Sociedade

Rapper Valete e Vitorino dão música no 25 de abril louletano

No âmbito das comemorações do 42º aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Loulé, leva a cabo um vasto programa de atividades que visam assinalar a data.

PUB
 
Assim no Pólo de Quarteira da Biblioteca Municipal, no dia 16 de abril, pelas 21h30, terá lugar o recital de Poesia “Poemário da Liberdade”, por Afonso Dias. Já em Loulé, dia 21, das 10h00 às 14h00, decorre o Ciclo de Ateliês Saber + a Ler – 25 de abril – Dia da Liberdade, destinado aos alunos do 1º Ciclo.
 
À noite, a partir das 21h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realiza-se uma conferência dedicada ao tema da Justiça e dos Cidadãos, que marca as comemorações do 40º Aniversário da Constituição da República Portuguesa. 
 
A 23 de abril, pelas 15h30, na rubrica “Livros Abertos”, é apresentado na Biblioteca Municipal de Loulé o livro “Exilios – Testemunhos de Exilados e Desertores na Europa (1961-1974). São vinte e dois autores que falam de exílios, clandestinidades, nomes de guerra, disfarces, vidas duplas e triplas, histórias de vida.
 
Ainda neste dia, a partir das 19h00, a Pastelaria Portas do Céu, em Loulé, recebe a iniciativa “Encontros Imaginários “Encontros Imaginários… com António Aleixo, Carlos da Maia e Duarte Pacheco”, da autoria de Hélder Mateus da Costa, com a participação de Afonso Dias, Rui Penas e Zacarias Pinheiro. Trata-se de intervenções teatrais que visam o confronto de ideias através de personagens marcantes da História.
 
E às 21h30, o Cine-Teatro Louletano é palco das comemorações do 37º aniversário da Casa da Cultura de Loulé, uma das mais carismáticas associações culturais do Concelho que surgiu no período pós-revolucionário.
 
Na véspera do aniversário da Revolução dos Cravos, é também no Cine-Teatro que se faz a festa, a partir das 21h30, com o concerto do rapper Valete, especialmente a pensar nos mais jovens. 
 
À meia-noite do dia 25 de abril, as cidades de Loulé e Quarteira recebem um espetáculo de fogo de artifício.
 
Já no dia 25 de abril, as comemorações dos 42 anos da Revolução dos Cravos começam com a cerimónia de hastear da Bandeira Nacional, em frente aos Paços do Concelho, com a participação dos Bombeiros Municipais de Loulé e da Banda Filarmónica Artistas de Minerva.
 
Às 11h00, as atenções centram-se no Edifício Engº Duarte Pacheco onde terá lugar a sessão solene comemorativa do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Loulé, com a intervenção do presidente da Assembleia e dos representantes das bancadas parlamentares do PS, PSD, CDU e BE.
 
Na aldeia de Alte a manhã é preenchida pelo mítico Passeio/Maratona de BTT de Alte, evento organizado pela Escola Profissional de Alte que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.
 
O programa encerra com um concerto de Vitorino, às 18h30, no Cine-Teatro Louletano, cantautor que ficará para sempre na história da música portuguesa como o mais importante divulgador e embaixador da música do Alentejo.