Sociedade

Rastreio do cancro do cólon e reto a decorrer em Quarteira, segue-se o Sotavento

 
Desde o dia 11 de janeiro que a ARS Algarve iniciou o rastreio do cancro do cólon e reto no Centro de Saúde de Quarteira, com o objetivo de detetar precocemente lesões pré cancerosas e iniciar o tratamento o mais cedo possível.

 
Este rastreio da ARS Algarve dirige-se a homens e mulheres dos 50 aos 75 anos.
 
A convocatória, a referenciação, a gestão e a monitorização do programa são efetuadas pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve, sendo a leitura dos testes efetuada pelo Laboratório Regional de Saúde Publica do Algarve, Dra. Laura Ayres, avança comunicado da Administração Regional de Saúde.
 
Os utentes com teste positivo são assim encaminhados para realizar a colonoscopia de follow up no Centro Hospitalar Universitário do Algarve até 30 dias após a emissão do resultado, contribuindo para aumentar a taxa de sobrevivência.
 
Este programa, que iniciou como projeto-piloto em setembro de 2017 em unidades integrantes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Central, está a decorrer em Quarteira até ao final de abril de 2019, tendo sido realizados até ao momento 6080 testes em unidades funcionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Central.
 
O alargamento do rastreio do cancro do cólon e reto para o ACeS Sotavento está previsto realizar-se no decorrer do segundo trimestre de 2019.