Para os responsáveis por esta iniciativa, a prevenção primária e a redução do risco, o rastreio e a deteção precoce constituem medidas indispensáveis na redução das taxas de incidência e morbilidade das doenças da visão.
No âmbito do protocolo de cooperação para a promoção da saúde visual na infância, celebrado entre os Municípios de Loulé e S. Brás de Alportel e a Administração Regional de Saúde do Algarve, os responsáveis da Câmara de Loulé e desta entidade vão estar na próxima sexta-feira, pelas 9h30, no Jardim de Infância de Vale de Rãs, em Loulé, para participarem numa ação que visa a realização de rastreios de acuidade visual junto dos alunos.
Vítor Aleixo e Paulo Morgado terão, assim, a oportunidade de assistir ao trabalho desenvolvido em meio escolar que visa a promoção da saúde visual na infância.
Nota da autarquia, refere que no caso do Concelho de Loulé, esta iniciativa irá abranger todas as crianças que frequentem os estabelecimentos de ensino pré-escolar da rede pública e solidária.
O rastreio da acuidade visual infantil tem caráter gratuito e será operacionalizado pelas Equipas de Saúde Escolar, em colaboração com as Equipas de Saúde Infantil das Unidades de Saúde Funcionais do Centro de Saúde de referência.
Após a deteção precoce, serão atempadamente referenciadas as situações oftalmológicas à consulta de oftalmologia do Centro Hospitalar do Algarve – Unidade de Faro, a fim de ser assegurada a confirmação diagnosticada e o seu tratamento.