Ambiente

Reabilitação da Meia Praia “valeu” distinção ODSlocal ao Município de Lagos

Fotos - CM Lagos
Fotos - CM Lagos  
O município de Lagos foi distinguido na categoria “Boa Prática Individual”, graças à iniciativa reabilitação e recuperação do cordão dunar da Meia Praia, selecionada entre mais de 5400 boas práticas nacionais integradas na Plataforma ODSlocal.

PUB

De acordo com nota enviada ao Algarve Primeiro, a distinção foi anunciada no passado dia 21 de novembro, no Pavilhão Municipal João Francisco Ribeiro Corrêa, no Cadaval, durante a conferência ODSlocal’25 – Horizontes de Inovação: Alcançar os Objetivos.

A publicação da autarquia destaca que, «este reconhecimento reforça o compromisso contínuo do município com a implementação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como o papel das autoridades locais na promoção da sustentabilidade, da proteção costeira e da valorização ambiental do território».

A intervenção no cordão dunar da Meia Praia foi considerada exemplar pelo seu contributo para a resiliência climática, conservação da biodiversidade, gestão sustentável do litoral e proteção das comunidades locais, salienta a nota.

A cerimónia reconheceu ainda o bom desempenho do concelho noutras categorias dos Prémios ODSlocal. Dois projetos promovidos por entidades sediadas em Lagos — SOMAR - Associação de Conservação Marinha e Acústica e Villa Valverde Design & Country Hotel — integraram o grupo dos 10 melhores na categoria “Planeta e Prosperidade”, selecionados entre cerca de 1800 projetos avaliados a nível nacional na categoria “Projetos Locais”. Segundo a autarquia, este reconhecimento evidencia o contributo do setor associativo e empresarial do concelho para a promoção da sustentabilidade e para o avanço da Agenda 2030.