Economia

Real Atunara espera capturar 200 toneladas de atum-rabilho na costa algarvia em 2022

 
A Real Atunara, empresa nacional que opera no mercado da pesca do atum desde 2011, levou a cabo a sua primeira operação de captura em 2021 de atum-rabilho ao largo da costa algarvia, na Armação do “Barril” - Tavira. A operação de grande envergadura estendeu-se por mais de 10 horas e envolveu diversas embarcações e a colaboração de 30 homens sob o comando do capitão da armação, Rui Ornelas.

Para Miguel Socorro, responsável da Real Atunara, “podemos considerar esta primeira operação um sucesso”. Essencialmente, esta mercadoria tem como destino o exigente mercado internacional. “O atum-rabilho é capturado nas nossas redes durante o seu trajeto rumo ao Mediterrâneo onde vai desovar e é das espécies mais apetecíveis, nomeadamente para ser servido como sushi ou sashimi”, explica.
 
Segundo a empresa, a armação é uma estrutura instalada no oceano, depois de estudados os comportamentos migratórios de algumas espécies de pescado, como o atum; as condições do mar; as marés e as alterações do fundo do oceano.
 
Em 2022, a Real Atunara vai poder capturar cerca de 200 toneladas desta espécie.