Este acordo terá a duração de um ano, e será renovado por igual período, desde que não haja manifestação contrária por escrito, por qualquer das partes.
No passado dia 27 de novembro de 2015 foi celebrado um acordo de colaboração entre a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e a Delegação do Algarve do Banco Alimentar Contra a Fome, cujo objetivo visava a criação e desenvolvimento de uma "Horta Solidária", para produção de bens agrícolas e posterior distribuição gratuita pelas populações desfavorecidas da região, no âmbito da ação social do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve.
Face ao sucesso da iniciativa, as entidades envolvidas renovaram ontem este acordo, aumentando a área inicial de 2.670m2 para explorar mais três sub-parcelas de terreno, situadas junto à sede da Direção Regional, no Patacão em Faro.
A manutenção destas sub-parcelas contam com a participação de voluntários do Banco Alimentar, assim como, de um número crescente de reclusos do Instituto de Reinserção Social, Estabelecimento Prisional de Faro.
A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve irá continuar a prestar aconselhamento técnico e formativo, para aquisição de conhecimentos básicos aos trabalhadores reclusos que prestam serviço no Banco Alimentar no âmbito deste acordo de colaboração, sempre que tal seja solicitado.
O Banco Alimentar por seu lado assume os trabalhos de preparação, encercamento, manutenção regular e melhoria das referidas áreas e a reconstrução das estufas de madeira existentes no local.