Em nota enviada ao Algarve Primeiro, o Museu Municipal de Loulé convida a comunidade a participar neste momento dedicado «a um dos mais notáveis e influentes altenses do século XX, num momento de partilha de memórias e celebração do seu legado, no dia em que se assinala mais um aniversário do seu nascimento».
Conforme se lê na nota, José Cavaco Vieira (23 de novembro de 1903 - 28 de fevereiro de 2002) dedicou a sua vida ao desenvolvimento da freguesia de Alte. Foi presidente da Junta de Freguesia de Alte durante várias décadas, «sendo o principal responsável por numerosos melhoramentos, destacando-se a autoria dos arranjos nas emblemáticas Fontes Pequena e Grande».
A sua influência estendeu-se à cultura e ao património: em 1938, foi o grande dinamizador da participação de Alte no Concurso da Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, e o impulsionador da criação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte.
Esteve também na origem do jornal Ecos da Serra, onde mantinha uma rubrica de sua autoria intitulada “Conversando”. Artista multifacetado, fazia teatro, tocava instrumentos e dedicava-se à pintura.