Promovida pelo Município de Portimão, através do Museu da cidade, o convite é para assistir a esta recriação, num cenário que recorda os tempos de chegada da sardinha após a faina, com a acostagem das embarcações e a azáfama característica da antiga lota. No entanto, quem não tiver possibilidade de se deslocar ao cais, poderá assistir à transmissão em direto na página oficial de Facebook do Município de Portimão: Facebook/portimaomunicipio.
A recriação mostrará a forma como um dos mais importantes instrumentos de trabalho da faina era puxado para dentro da embarcação pela tripulação. Esta atividade tem como base, o trabalho de campo de Michel Giacometti.
O Festival da Sardinha irá distribuir pelos espetadores 3.000 senhas de degustação gratuita (600 por restaurante), que dão direito a duas sardinhas no pão e uma bebida. Podem depois ser utilizadas, de 5 a 10 agosto, num dos cinco espaços de restauração dinamizados pelo associativismo local no recinto do certame.
Toda a informação relativa à edição deste ano do Festival da Sardinha pode ser consultada no site oficial do evento, em www.festivaldasardinha.pt