No dia 6 de agosto, véspera da abertura oficial do 25º Festival da Sardinha, vai ter lugar na zona ribeirinha de Portimão uma recriação da descarga de sardinha, a qual está marcada para as 10h30 no Cais Gil Eanes, localizado em frente ao Jardim Visconde Bívar.
Segundo explica nota do Município, na ocasião, a chegada da traineira “Arrifana”, carregada de sardinhas, será denunciada pelo toque da sirene situada na antiga Lota de Portimão, desencadeando um conjunto de atividades ligadas à faina dos homens do mar, comuns há algumas décadas, deste a separação do “peixe da campanha”, destinado aos pescadores que o capturaram, até à “venda em boca” aos compradores, que previamente avaliarão a qualidade do pescado, com destaque para a descarga das canastras cheias de sardinhas, que irão “voar” da embarcação para o cais de desembarque.
Esta recriação, que antecede o Festival da Sardinha, a decorrer de 7 a 11 de agosto, ficará também marcada pelos trajes, dizeres e meios de transporte de antigamente, e culminará com uma mega sardinhada popular no recinto do Festival, constando todo este programa de uma emissão especial da RTP1, transmitida em direto de Portimão a partir das 10h00.
O programa televisivo, totalmente dedicada a Portimão, será emitido das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, contando com animação musical e diversas intervenções de clubes e entidades.
Quanto à recriação da descarga de sardinha, contará com os apoios da Docapesca, APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Capitania do Porto de Portimão, GNR, Teatro Tipo, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Instituto de Cultura de Portimão, Grupo Coral de Portimão, Quinta dos Avós e GRUPO (Teatro Sénior de Portimão).
O Festival da Sardinha é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, em parceria com a APS, Junta de Freguesia de Portimão, EMARP – Águas e Resíduos de Portimão, Algar entre outras entidades.