A Cortelha volta a assistir à recriação da matança do porco que por esta altura do ano é tradição na Serra do Caldeirão.
No próximo dia 13 de Janeiro realiza-se mais um passeio pedestre temático na Cortelha, tendo como pano de fundo esta tradição secular.
Depois de um ano a criar e a alimentar os seus porcos, os habitantes do interior do concelho de Loulé, cumprem as habituais matanças de porco.
No passado o ritual da “matança” desenvolvia-se ao longo de vários dias e dele fazia parte um forte convívio social.
Assim a Associação dos Amigos da Cortelha volta a recriar a Matança do Porco, com uma encenação das habituais tarefas que neste dia são desempenhadas pelos homens e mulheres serranos.
No dia 13 de Janeiro, volta a realizar-se o habitual Passeio Pedestre da Matança do Porco, onde os participantes poderão apreciar as paisagens que a Serra do Caldeirão oferece nesta altura do ano, com um percurso de aproximadamente 11 kms e com a partida a ser dada pelas 09h30.
Ao longo do percurso os participantes poderão observar algumas das rotinas que até há bem pouco tempo faziam parte do quotidiano das gentes da serra algarvia e no final serão prendados com um pequeno repasto de iguarias associadas à “Matança do Porco”.
A organização diz prestar apoio constante aos participantes, com a distribuição de águas, fruta e bolos.