Ambiente

Rede de comunidades energéticas locais onde se inclui projeto Culatra 2030, distinguida internacionalmente

Culatra 2030
Culatra 2030  
Foto - CCDR
O projeto CEL RURAL, que integra o piloto Culatra 2030 - Comunidade Energética Sustentável, foi galardoado com o Prémio Roger Léron para a melhor atuação em inovação na transição energética, atribuído pela Federação Europeia de Agências e Regiões para a Energia e o Ambiente (FEDARENE), no âmbito da gala do seu 35.º aniversário, realizada no dia 15 de maio.

PUB

A candidatura do CEL RURAL foi selecionada entre três finalistas, tendo o prémio sido atribuído por votação em direto. De acordo com nota da CCDR - Algarve, «o projeto foi reconhecido pelo seu caráter inovador, impacto significativo e potencial de replicação a nível local e regional, posicionando-se como uma referência no desenvolvimento de comunidades energéticas em zonas rurais na Europa».

O projeto que foi reconhecido pelo trabalho desenvolvido em soluções tecnológicas para a gestão inteligente de energia, é cofinanciado pelos fundos europeus.

Envolvendo as comunidades locais, o piloto Culatra 2030 - Comunidade Energética Sustentável é liderado pela liderado pela C-COOP (Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável da Ilha da Culatra, constituída formalmente a 25 de setembro de 2022) e visa promover a implementação de energias renováveis para reforçar o desenvolvimento de um sistema energético sustentável e local nas regiões transfronteiriças através da criação de modelos inovadores de autoconsumo partilhado de energia. 

Para além do Culatra 2030, o CEL RURAL inclui outros três pilotos em Xermade (Lugo) e em Fontiveros (Ávila), ambos em Espanha, e em Vilaverde, Braga, tendo sido agora anunciado um quinto piloto, a ser desenvolvido em Moeche, Galiza.

A Fundación Instituto Tecnológico de Galicia (ITG), enquanto beneficiário principal do consórcio que integra igualmente a Universidade do Algarve e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL), expressou o seu agradecimento a todos os parceiros envolvidos, reforçando o compromisso conjunto com a transição energética e a sustentabilidade nas regiões rurais.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve integra o comité insular da Ilha da Culatra, composto pela Universidade do Algarve (UAlg), a Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC), a Make it Better (miB) e mais treze entidades locais e regionais, o qual foi constituído no âmbito do processo de certificação para a sustentabilidade a implementar no contexto do programa SMILO - Sustainable Islands.