Cultura

Rede de Museus do Algarve comemora 50 anos do 25 de Abril com “Projeto Liberdade”

Rede de Museus do Algarve comemora 50 anos do 25 de Abril com “Projeto Liberdade”
Rede de Museus do Algarve comemora 50 anos do 25 de Abril com “Projeto Liberdade”  
Foto Freepik
A Rede de Museus do Algarve (RMA) comemora os 50 anos do 25 de Abril com a apresentação do "Projeto Liberdade", nascido da vontade conjunta dos seus membros de se articularem e trabalharem um tema em comum, associando-se ao tema do momento histórico através de diversos projetos, formas de expressão e atividades evocativas da data.

De acordo com nota da CCDR Algarve, a RMA foi fundada a 16 de outubro de 2007, tendo por base quatro Museus Municipais, nomeadamente, Portimão, Tavira, Faro e Albufeira, sendo atualmente coordenada por um grupo de trabalho do qual fazem parte Catarina Oliveira (CIIP Cacela / município de Vila Real de Santo António), Hugo Oliveira (Museu Municipal de Olhão), Idalina Nobre (Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira), José Gameiro (Museu de Portimão) e Maria José Gonçalves (Museu Municipal de Arqueologia de Silves).
 
Com iniciativas em doze municípios da região, a RMA celebra os 50 anos do 25 de Abril com um conjunto de apresentações, conferências, concertos, espetáculos, exposições e tertúlias, maioritariamente realizadas durantes este mês, mas algumas com programas que se prolongam ao longo do ano, permitindo alcançar diferentes públicos. Albufeira, Alcoutim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila Real de Santo António e Vila do Bispo são os municípios abrangidos pelo projeto.
 
A lista de eventos associados a esta iniciativa pode ser consultada aqui.
 
Este conjunto de eventos vai ao encontro dos princípios da Convenção de Faro, também conhecida como a Convenção Quadro do Conselho da Europa sobre o Valor do Património Cultural para a Sociedade. Adotada em 2005, a Convenção valoriza a importância do património cultural como um recurso para o desenvolvimento sustentável, a coesão social e a identidade cultural e promove a participação ativa das comunidades locais na gestão e salvaguarda do património e da memória coletiva.