As partilhas no Facebook e demais redes sociais são uma constante e estão a aumentar em Portugal, razão pela qual a GNR fez um alerta na sua página oficial.
Com o intuito de alertar a população, em especial os jovens, sobre os perigos inerentes à publicação de determinados conteúdos, a GNR partilhou na sua página de Facebook oficial o primeiro vídeo sobre o tema 'sextortion'.
Esta força de segurança tem em vista a familiarização dos cibernautas face ao tema e aos perigos que lhe estão associados, para que os utilizadores se possam proteger.
A Guarda Nacional Republicana adiantou mais detalhes sobre um “protocolo internacional na área da cibersegurança” assinado com a vizinha Espanha através da 'Pantallas Amigas'. Desta forma, as duas entidades pretendem em conjunto “proteger os menores dos riscos associados ao uso inadequado das tecnologias da comunicação, especialmente da internet”.
Com um rapaz a ser o protagonista, assistimos no vídeo ao início de uma conversação entre o mesmo e uma rapariga via online, que rapidamente sugere que ele mostre através da câmara (webcam) não apenas a cara, mas também o corpo.
Quando acaba por ficar nu em frente à câmara e aguarda ansiosamente para receber um vídeo igual do outro lado, eis que surge a chantagem: ou o jovem lhe dá dinheiro ou a pessoa do outro lado do ecrã divulga o vídeo pelos seus familiares e amigos mais próximos.
Tal como explica a mensagem final do vídeo, a GNR pretende alertar "para a utilização de imagens ou vídeos de cariz sexual, para extorquir dinheiro em troca da sua não divulgação".